ID_000020

Título genérico
Nobres tocam e dançam em jardim
Autor/Criador
Oficina de P.M.P. (atrib.)
Suporte
Azulejo
Data de criação
século XVIII
Altura (cm)
153
Largura (cm)
274
Lugar de criação
Lisboa
Instituição
Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa
Descrição

Num jardim exterior, junto a um palácio, um grupo de nobres, em traje de qualidade, pratica a música e a dança. A disposição dos músicos sugere duas interpretações. A primeira possibilidade é a de os músicos tocarem em conjunto para o par que dança sugerindo esta disposição uma alternância musical entre dois grupos, um mais pequeno (talvez de solistas) e outro maior (de tutti); a segunda é a de que apenas os dois instrumentistas da esquerda toquem para os dançarinos e que os da direita formem outro conjunto musical independente. Apesar do mau estado do painel os instrumentos representados parecem ser: no grupo da esquerda um violino e um baixo de viola da gamba; no grupo da direita violino, dulçaina, guitarra, charamela e harpa. A moldura é recortada e decorada com ‘putti’, pilastras, máscaras, motivos vegetalistas e jarrão com flores. Instrumento com muito pormenor.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.322, 321.322, 422.112.2, 321.322, 322.211, 422.112.2
Bibliografia

DOLMETSCH, Nathalie 'The Viola da Gamba'

Notas

Trata-se do antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade da Esperança.

IconClass DescCena ID
43 C 92, 41 A 6, 59 A 1, 59 A 4, 48 C 75 3
Observações

Painel muito danificado. Aparenta não estar colocado no lugar de origem.

Observações instrumentos

Viola da gamba - As aberturas em ‘ff’, que associamos geralmente à família do violino, também podiam estar presentes na viola da gamba. Pelas proporções do instrumento, é possível que se trate de um violone.  A posição da mão que segura o arco, como se de um contrabaixo se tratasse, pode sugerir a técnica da viola da gamba. Além do mais o instrumento tem tratos, aparenta ter cinco cordas e seria possível que tivesse cinco cravelhas, estando uma omitida pela perspectiva na qual o desenho é representado;

Violino - Só é visível uma pequena parte do instrumento, mas o instrumento é, muito possivelmente,  um violino.

Dulçaina - Instrumento bem porporcionado, são visíveis o corpo, o tudel, e quatro orifício, que não estão na posição correcta.

Guitarra - Instrumento com bastante pormenor (caixa, ilhargas, barra, boca, trastos, cordas, cravelhame e cravelhas) com cinco ordens de cordas.

Harpa diatónica - São visíveis as suas partes constituintes: caixa de ressonância, coluna, cravelhame e uma pequena rosácea. São visíveis 14 cordas. Não se as vêm cravelhas.

Instrumento aerofone, possivelmente uma charamela

 

Imagens detalhes

Imagens detalhes

Imagens detalhes

Imagens detalhes

Imagens detalhes