ID_000728

Título genérico
Cenas campestres com música e dança; Cena campestre com música
Suporte
Azulejo
Data de criação
Primeira metade do século XVIII
Instituição
Capela de Nossa Senhora da Nazaré, Funchal
Localização actual
Parede da Capela de Nossa Senhora da Nazaré, São Martinho, Funchal
Descrição
Nestes silhares de azulejos estão representadas cenas campestres. Num dos painéis observamos uma cena com música e dança num contexto campestre. A presença de uma cesta de vimes coberta por uma toalha e um alforge sugere a ocorrência de um momento de convívio ao ar livre, no qual se associa uma refeição aos prazeres da música e da dança. À esquerda do observador, dois músicos sentados tocam, respetivamente, uma gaita-de-foles (o do primeiro plano), enquanto o outro toca um instrumento aerofone, não sendo possível identificar se se trata de um oboé ou charamela. À direita do observador, um homem dança ao ritmo da música, suspenso no ar, de chapéu na mão e roupa esvoaçante. A estrutura desta representação (dois músicos sentados junto a uma árvore com um/a dançarino/a) é uma derivação de uma pintura de Watteau (1684-1721), La petite Danceuse, adaptada para outros painéis de azulejo barrocos que se encontram no Continente Português, aqui, neste caso específico, com uma derivação para contexto e figuras populares. No outro painel, que segue a mesma estrutura composicional do anterior, está representada também uma cena campestre com música. À esquerda do espetador, observa-se um homem sentado, pescando tranquilamente, tendo ao seu lado uma cesta. Caminhando em direção oposta, outro homem toca um instrumento aerofone, muito possivelmente uma charamelinha. Separa estas duas figuras uma frondosa árvore. Refira-se que este modelo/figura/músico está representado num painel de azulejos do antigo Colégio de Santo Antão – o Novo (Companhia de Jesus), cujo espaço acolhe, na contemporaneidade, o Hospital de São José.
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
422.111.2-71+422.22-62; 422.111 ou 422.112.1; 422.112.1
Bibliografia
AGUIAR, Fernando de, 1934-1935, “Azulejos da Capela da Nazaré”, in Arquivo Histórico da Madeira, Vol. IV, pp. 112-116. CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, p. 37. ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, Lisboa, NOVA FCSH SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 143-200. Santos Simões, 1963, Corpus da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 162-164. LADEIRA, Paulo; RODRIGUES, Rita; SOUSA, Francisco Clode, 2023, “Capela da Nazaré”, in Roteiro: Capelas ao Luar – Arquipélago da Madeira. Séculos XV a XVIII, Funchal, Direção Regional da Cultura.
Observações instrumentos
Gaita-de-foles: A gaita-de-foles está bem representada. Reconhece-se o fole que armazena o ar e um tubo melódico (ponteiro) onde as notas são produzidas. Por cima do ombro esquerdo do músico é possível observar o tubo bordão. Tal caraterística (bem como o apoio no ombro esquerdo) é coincidente com o modelo e a performance da gaita ibérica. Instrumento aerofone: É, muito possivelmente, um oboé ou uma charamela. A parte da embocadura é pouco detalhada. Identifica-se um tubo cilíndrico com pequena campânula e ‘fontanelle’. Charamelinha (?): Instrumento aerofone, de feitura popular, possivelmente uma charamela de pequenas dimensões para uso em contexto bucólico e/ou pastoril. A parte da embocadura é pouco detalhada. Identifica-se um tubo cilíndrico com pequena campânula e ‘fontanelle’.

Imagens detalhes