- Título genérico
- ‘Bucólicas’ de Virgílio
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 100
- Largura (cm)
- 481
- Instituição
- Universidade de Évora
- Descrição
Cena retirada da Écloga VII das ‘Bucólicas’ de Virgílio. O autor é representado pelo pastor Melibeu, que procura o seu rebanho tresmalhado (consequência do exílio do poeta) e encontra os pastores Coridon e Tirsis que, depois de se terem injuriado mutuamente, resolvem o pleito cantando ao desafio, a fim de conseguirem o prémio de melhor cantor, que o pastor Dáfnis, sentado, como juíz, lhes atribuirá. Dáfnis segura com o seu cajado a coroa de louros para o vencedor. No painel de azulejos Córidon aparece com uma charamela, dançando ao som da gaita de foles de Tírsis. A gaita de foles não é mencionada na Bucólica VII, assim como a dança. A moldura é exuberante, em ‘trompe l’oeil’ , com dois fantásticos anjos, motivos vegetalistas, globo, lira, instrumento aerofone (trombeta?) e livro de música.,Instrumento com poucos detalhes.,Gaita de foles com todas as partes constituintes representadas: insuflador, fole, ponteiro e dois roncões. O modelo ibérico não costuma ter dois tubo bordão e o insuflador costuma geralmente ser mais pequeno, apesar de serem representados insufladores deste tamanho na pintura portuguesa dos Sé Catedralculos XVI e XVII. O fole, à maneira portuguesa, é colocado por baixo do braço e não tanto ao centro. Um modelo semelhante de gaita de foles foi representado na obra de Praetorius, ‘Syntagma Musicum’.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 422.112.2,422,grupo de instrumentos musicais
- Bibliografia
SIMÕES, J.M. dos Santos'Azulejaria Portuguesa do século XVIII'
MENDEIROS, José'Os azulejos da Universidade de Évora'