- Título genérico
- Cântico dos Cânticos
- Autor/Criador
- BERNARDES, António de Oliveira
- Altura (cm)
- 126
- Largura (cm)
- 345
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Hotel Convento de S. Paulo
- Descrição
Concerto de anjos que alude ao texto do Cântico dos Cânticos. Possuí legenda que indica ‘AMICI AVSCVLTANT TE’. Corresponde à seguinte passagem: ‘Quae habitas in hortis, amici auscultant; fac me audirem vocem tuam (Ct. 8,13) (’Ó tu, que habitas nos jardins, os companheiros estão atentos para ouvir a tua voz; faz-me, pois também ouvi-la’). Cinco anjos tocam - guitarra, harpa, viola de arco, contrabaixo, guitarra(?) - enquanto uma mulher (a esposa) segura num livro de música.,Instrumento parcialmente visível. Possui cravelhame com quatro cravelhas indicando, assim, quatro ordens de cordas. Por esta indicação poderia tratar-se de uma guitarra. No entanto, já existe uma outra guitarra no ‘ensemble’ de anjos. Não seria muito comum a existência de duas guitarras no grupo.,Instrumento cordofone, friccionado, de grandes dimensões. Trata-se, possivelmente, de um contrabaixo da família do violino. Apresenta as típicas aberturas em ‘ff’, cavalete, estandarte, voluta e cravelhame com quatro (cinco?) cravelhas num só lado. Não é certo o número de cordas A posição de execução também está incorrecta pois a mão direita deveria segurar o arco e a esquerda o braço do instrumento.,Instrumento com cinco ordens de cordas. Tem o número correcto de cravelhas e cordas, carvelhame com carvelhas frontais e rosácea. A barra não está visível. ,Instrumento da família do violino. Pela suas dimensões e posição é possível verificar que se trata de uma viola de arco. Tem todas as partes representadas com excepção das cravelhas. O número de cordas está incorrecto (temos apenas três, em lugar de quatro) e o estandarte e o arco são demasiado pequenos, comparativamente às dimensões da caixa de ressonância.,A forma e dimensão da caixa encontra-se correctamente representada. O instrumento tem 17 cordas - número incorrecto. Não tem detalhes do mecanismo de fixação e afinação das cordas.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 3,321.322,321.322,321.322,322.211
- Bibliografia
ARRUDA, Luísa, COELHO, Teresa Campos'Convento de S. Paulo de Serra de Ossa'
- Observações
O conjunto azulejar da Serra de Ossa conserva ‘in situ’ azulejos de várias oficinas lisboetas. Aqui se podem encontrar azulejos de mestres como Gabriel del Barco, António de Oliveira Bernardes ou P.M.P. Este conjunto está datado entre cerca de 1710 e 1725, se bem que possa ter sido colocada mais tarde.