- Título genérico
- Nobres: música de ‘participação’
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 91
- Largura (cm)
- 229
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Palácio S. Vicente
- Descrição
Numa divisão interior, de austera decoração vários homens e mulheres de alta condição estão sentados em torno de uma mesa, fazendo música e cantando. Numa divisão interior, de austera decoração vários homens e mulheres de alta condição estão sentados em torno de uma mesa, fazendo música e cantando. Temos quatro executantes (da esquerda para a direita): violino, violoncelo, charamela e guitarra. Um cantor e uma cantora seguram nas suas partituras e outro cantor parece dirigir. Existe um instrumento que está colocado em cima da mesa, um saltério, sem executante. É muito provável que se trate de uma cópia de gravura da época.A moldura tem motivos concheados. Existe um painel posterior, com centro em azul e emolduramento polícromo, representando a mesma cena. A disposição dos músicos encontra-se invertida e algumas modificações foram acrescentadas, como a transformação do violoncelista num contrabaixista, que toca de pé (Casas Novas, Colares).,Instrumento com dimensões correctas, apoiado no ombro e parte do peito do instrumentista, como era usual na época. O instrumento tem algumas imperfeições, como o número de cravelhas, que nos remete para a família das violas da gamba.,Instrumento parcialmente visível, apenas a caixa de ressonância. O número de cravelhas é de quatro.,Possivelmente modelo do Sé Catedralc. XVII, com quatro ordens de cordas. O instrumento tem quatro cravelhas frontais.,Instrumento com poucos pormenores. É visível uma pequena ‘fontanelle’ no tubo.,Instrumento com seis ou sete cordas, duas rosáceas e dois cavaletes. Não estão representadas baquetas ou plectros.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 314.122
- Bibliografia
CÂMARA, Maria Alexandra Trindade Gago da
- Observações
Painel proveniente de outro edifício.