- Título próprio
- Azia
- Título genérico
- As quatro partes do mundo - Ásia
- Autor/Criador
- Oficina de P.M.P.
- Altura (cm)
- 146
- Largura (cm)
- 514
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Embaixada do Brasil
- Descrição
Numa singela cadeirinha, puxada por dois camelos, segue uma jovem mulher ricamente trajada. O seu chapéu é diferente dos usados na época e algo exótico: é copiado do traje das ciganas. Há, assim, a utilização de mais um símbolo do oriente, devido às origens remotas de leste deste povo. Numa das mãos segura uma folha com formas geométricas e na outra um compasso. Por baixo, a inscrição ‘AZIA’ indica claramente ao observador que se trata da alegoria deste continente. Este tipo de figuração é inspirado em Ripa. Atrás da carruagem duas mulheres e um homem dançam, as mulheres tocando castanholas e o homem uma pandeireta. Outros dois homens, sentados debaixo de uma árvore, participam nesta celebração, um tocando um aerofone e o outro batendo palmas para marcar o ritmo. Um pouco mais atrás vemos um casal com crianças. A mulher leva às costas a cesta com a merenda e o filho mais pequeno. A outra criança, já com mais idade, segue sentada num burro. Barra ornamentada com ‘putti’, motivos vegetalistas e animais de várias espécies.,Instrumento aerofone representado com poucos pormenores. O tubo é bastante estreito e não existem pormenores ao nível da embocadura e orifícios.,A executante toca um par de castanholas em cada mão.,A executante toca um par de castanholas em cada mão.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 4,111.141,211.311,111.141
- Observações
A Quinta de Mil Flores data da segunda metade do Sé Catedralc. XVII. Parcialmente destruída no terramoto de 1755 foi recuperada e, no final do Sé Catedralc. XVIII, sofreu grandes alterações. Em 1987 foi adquirida ao Estado português pelo governo brasileiro para aí instalar a Chancelaria da Embaixada do Brasil. O painel parece formar um todo com o registo PT_67b, que está ao seu lado, separados por uma porta. Provavelmente da oficina do mestre P.M.P. mas não da sua autoria.