ID_000731

Título genérico
Ciclo da vida de São Pedro Gonçalves Telmo com anjos instrumentistas e livro de música
Suporte
Pintura a óleo sobre tela colada em madeira
Data de criação
c.1615/1616
Lugar de criação
Oficina Regional
Instituição
Capela do Corpo Santo
Localização actual
Capela do Corpo Santo, rua de Santa Maria, Funchal.
Descrição
Ciclo narrativo da vida de São Pedro Gonçalves Telmo com anjos instrumentistas e livro de música (facistol ou ´incipit´ de Aleluia). Localizado no teto da capela-mor, por cima do altar. À esquerda do espetador pode observar-se um anjo adulto representado com umas asas enormes de cor avermelhada e trajando vestes de panejamento fino, tocando harpa. Ao centro, um segundo anjo, com asas de cor térrea, envergando vestes com igual requinte, toca cistre. À direita do observador, um terceiro anjo, com asas grandes de coloração negra e vestes ricas, toca um violoncelo. Por cima deste conjunto, encontramos a representação de dois anjos mais pequenos a segurarem um livro de música com o ‘incipit’ de um Aleluia, possivelmente a duas vozes. De realçar que a localização da iconografia musical neste conjunto é ao nível superior da representação do Espírito Santo (Pomba).
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
322.211; 321.322; 321.322-71
Bibliografia
CARITA, Rui, 1984, “Inventários Artísticos da Diocese do Funchal – As Confrarias (III): A Confraria do Corpo Santo (I; II; III)”, in Jornal da Madeira, 04/03/1984; 22/04/1984; 29/04/1984, p.9. CARITA, Rui, 1999, “Capela do Espírito Santo / Capela do Corpo Santo”, In Monumentos Nacionais, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, IPA-Monumento, N.º IPA-PT062203040012; http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5152. SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 160-162. SOUSA, Francisco Clode de, 2014, Guias: Capelas e Igrejas da Madeira – Capela do Corpo Santo, Funchal, SRT/DRAC. ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, Lisboa, NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/7369 RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Tese de Doutoramento, Funchal, Universidade da Madeira, pp. 439-472. VERÍSSIMO, Nelson, 1992, “A confraria do Corpo Santo no Século XVIII”, in Islenha, n.º 10, Funchal, DRAC, 1992, pp.116-124
IconClass DescCena ID
11 (DOMINIC)2 (+3) Início de vida de S. Domingos (+anjo(s)); 11G21 Anjos a cantar, fazer música
Observações
Incipit Musical e Literário: O painel central une o tríptico instrumental a mais três painéis relacionados com a época. Nele, dois pequenos anjos seguram um livro aberto, com pautas musicais e a palavra “alle luia” em cada página. Pela tipologia de claves é possível inferir que se trata de um fragmento a duas vozes. Por baixo do livro, é visível a cabeça de um anjo entre as suas pequenas asas.
Observações instrumentos
Harpa: Harpa barroca Cordofone dedilhado do período barroco Harpa barroca com estrutura decorada com elementos vegetalistas (folhagem) e ornamentação em forma de bola, como se de um balaústre se tratasse. Estão representadas 27 cordas, fixas na parte superior do cravelhame por pinos e fixa na base. Há que realçar que o número de pontos de fixação em baixo, na caixa de ressonância, é superior a 27, havendo pontos que não foram preenchidos com corda correspondente. A caixa de ressonância possui orifício (abertura) que funciona como emissor e amplificador do som do instrumento. Cistre: Cordofone dedilhado com barra e tampo harmónico com decorações que poderiam ser embutidas ou rendilhadas na madeira. Não obstante a caixa parecer abaulada num primeiro olhar – o que nos remeteria para um alaúde – um olhar mais profundo remete-nos para um fundo plano. Além do mais, as dimensões da caixa de ressonância estão em conformidade para a catalogação realizada. Trata-se de um cistre. Violoncelo: Cordofone friccionado. Pela dimensão da caixa de ressonância, posição de execução, e número de cordas (quatro cordas simples), remete-nos de imediato para um violoncelo. É necessário ter em conta a forma da caixa de ressonância (mais recortada e angulosa), bem como as excêntricas aberturas em ff, que diferem da anatomia deste instrumento. Não obstante, é possível que se trate apenas de uma particularidade própria de oficina de construção/construtor, confirmando-se a identificação como violoncelo.