ID_000731
- Título genérico
- Ciclo da vida de São Pedro Gonçalves Telmo com anjos instrumentistas e livro de música
- Suporte
- Pintura a óleo sobre tela colada em madeira
- Data de criação
- c.1615/1616
- Lugar de criação
- Oficina Regional
- Instituição
- Capela do Corpo Santo
- Localização actual
- Capela do Corpo Santo, rua de Santa Maria, Funchal.
- Descrição
- Ciclo narrativo da vida de São Pedro Gonçalves Telmo com anjos instrumentistas e livro de música (facistol ou ´incipit´ de Aleluia). Localizado no teto da capela-mor, por cima do altar. À esquerda do espetador pode observar-se um anjo adulto representado com umas asas enormes de cor avermelhada e trajando vestes de panejamento fino, tocando harpa. Ao centro, um segundo anjo, com asas de cor térrea, envergando vestes com igual requinte, toca cistre. À direita do observador, um terceiro anjo, com asas grandes de coloração negra e vestes ricas, toca um violoncelo. Por cima deste conjunto, encontramos a representação de dois anjos mais pequenos a segurarem um livro de música com o ‘incipit’ de um Aleluia, possivelmente a duas vozes. De realçar que a localização da iconografia musical neste conjunto é ao nível superior da representação do Espírito Santo (Pomba).
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 322.211; 321.322; 321.322-71
- Bibliografia
- CARITA, Rui, 1984, “Inventários Artísticos da Diocese do Funchal – As Confrarias (III): A Confraria do Corpo Santo (I; II; III)”, in Jornal da Madeira, 04/03/1984; 22/04/1984; 29/04/1984, p.9.
CARITA, Rui, 1999, “Capela do Espírito Santo / Capela do Corpo Santo”, In Monumentos Nacionais, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, IPA-Monumento, N.º IPA-PT062203040012; http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5152.
SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 160-162.
SOUSA, Francisco Clode de, 2014, Guias: Capelas e Igrejas da Madeira – Capela do Corpo Santo, Funchal, SRT/DRAC.
ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, Lisboa, NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/7369
RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Tese de Doutoramento, Funchal, Universidade da Madeira, pp. 439-472.
VERÍSSIMO, Nelson, 1992, “A confraria do Corpo Santo no Século XVIII”, in Islenha, n.º 10, Funchal, DRAC, 1992, pp.116-124
- IconClass DescCena ID
- 11 (DOMINIC)2 (+3) Início de vida de S. Domingos (+anjo(s)); 11G21 Anjos a cantar, fazer música
- Observações
- Incipit Musical e Literário:
O painel central une o tríptico instrumental a mais três painéis relacionados com a época. Nele, dois pequenos anjos seguram um livro aberto, com pautas musicais e a palavra “alle luia” em cada página. Pela tipologia de claves é possível inferir que se trata de um fragmento a duas vozes. Por baixo do livro, é visível a cabeça de um anjo entre as suas pequenas asas.
- Observações instrumentos
- Harpa: Harpa barroca Cordofone dedilhado do período barroco Harpa barroca com estrutura decorada com elementos vegetalistas (folhagem) e ornamentação em forma de bola, como se de um balaústre se tratasse. Estão representadas 27 cordas, fixas na parte superior do cravelhame por pinos e fixa na base. Há que realçar que o número de pontos de fixação em baixo, na caixa de ressonância, é superior a 27, havendo pontos que não foram preenchidos com corda correspondente. A caixa de ressonância possui orifício (abertura) que funciona como emissor e amplificador do som do instrumento.
Cistre: Cordofone dedilhado com barra e tampo harmónico com decorações que poderiam ser embutidas ou rendilhadas na madeira. Não obstante a caixa parecer abaulada num primeiro olhar – o que nos remeteria para um alaúde – um olhar mais profundo remete-nos para um fundo plano. Além do mais, as dimensões da caixa de ressonância estão em conformidade para a catalogação realizada. Trata-se de um cistre.
Violoncelo: Cordofone friccionado. Pela dimensão da caixa de ressonância, posição de execução, e número de cordas (quatro cordas simples), remete-nos de imediato para um violoncelo. É necessário ter em conta a forma da caixa de ressonância (mais recortada e angulosa), bem como as excêntricas aberturas em ff, que diferem da anatomia deste instrumento. Não obstante, é possível que se trate apenas de uma particularidade própria de oficina de construção/construtor, confirmando-se a identificação como violoncelo.