ID_000729
- Título genérico
- Milagre de Nossa Senhora da Nazaré
- Suporte
- Azulejo
- Data de criação
- Primeira metade do século XVIII
- Instituição
- Capela de Nossa Senhora da Nazaré, Funchal
- Localização actual
- Parede fundeira da Capela de Nossa Senhora da Nazaré, São Martinho, Funchal
- Descrição
- À direita do observador, remetendo para um plano celestial (divino), observamos a Virgem com o Menino nos braços aparecendo entre as nuvens, representação comum em cenas de milagres. O Menino Jesus estende o braço direito na direção de um incapacitado, ajoelhado e orando com as mãos juntas mirando a aparição, estando as suas muletas depositadas no chão. Um pouco mais atrás, observamos um grupo de três figuras masculinas caminhando nessa mesma direção, em busca de um milagre de cura: um homem exibe dificuldades de locomoção sendo auxiliado por duas muletas na sua caminhada; um músico cego leva na mão um instrumento de cordas friccionadas (possivelmente, um violino); à frente, o guia do cego, certamente o único sem deficiência, terá a missão de ser os olhos de quem não vê. Este episódio está emoldurado com decoração barroca e rocaille (folhas de acanto e concheados).
Esta figuração do cego músico com cordofone friccionado, aqui representada, tem muitas semelhanças com um painel de azulejos que se encontra no antigo Palácio Arquiepiscopal em Braga, uma vez que o instrumento musical comummente representado é a sanfona.
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 321.322-71
- Bibliografia
- AGUIAR, Fernando de, 1934-1935, “Azulejos da Capela da Nazaré”, in Arquivo Histórico da Madeira, Vol. IV, pp. 112-116.
CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, p. 37.
ROCHA, Luzia Aurora, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, Lisboa, NOVA FCSH, 2012
CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 143-200.
Santos Simões, 1963, Corpus SANTA da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 162-164.
- Referências externas
-
- IconClass DescCena ID
- 11F8 Milagres, aparições e lendas ~ Maria; 31A41 Deformidades físicas, deficiências; 31A4111 Cego, cegueira; 48C751 Uma pessoa com instrumento musical sem tocar
- Observações instrumentos
- Violino: O instrumento apresentado é um cordofone, de formato curvilíneo com cinturas estreitas, característico dos violinos. Apresenta um braço comprido. As aberturas em "f" são visíveis no corpo do instrumento, o que é típico da família dos violinos. A representação do instrumento está incorreta, dado que o cavalete e o estandarte se encontram deslocados e em posição invertida. O número de cordas não é correto, uma vez que apenas apresenta três. As aberturas também se encontram mal posicionadas, deveriam estar mais abaixo. A voluta em espiral enrolada do instrumento também parece não estar orientada na direção correta. Não obstante as questões morfológicas e a ausência de arco, é possível reconhecer um violino com características de feitura popular.