ID_000729

Título genérico
Milagre de Nossa Senhora da Nazaré
Suporte
Azulejo
Data de criação
Primeira metade do século XVIII
Instituição
Capela de Nossa Senhora da Nazaré, Funchal
Localização actual
Parede fundeira da Capela de Nossa Senhora da Nazaré, São Martinho, Funchal
Descrição
À direita do observador, remetendo para um plano celestial (divino), observamos a Virgem com o Menino nos braços aparecendo entre as nuvens, representação comum em cenas de milagres. O Menino Jesus estende o braço direito na direção de um incapacitado, ajoelhado e orando com as mãos juntas mirando a aparição, estando as suas muletas depositadas no chão. Um pouco mais atrás, observamos um grupo de três figuras masculinas caminhando nessa mesma direção, em busca de um milagre de cura: um homem exibe dificuldades de locomoção sendo auxiliado por duas muletas na sua caminhada; um músico cego leva na mão um instrumento de cordas friccionadas (possivelmente, um violino); à frente, o guia do cego, certamente o único sem deficiência, terá a missão de ser os olhos de quem não vê. Este episódio está emoldurado com decoração barroca e rocaille (folhas de acanto e concheados). Esta figuração do cego músico com cordofone friccionado, aqui representada, tem muitas semelhanças com um painel de azulejos que se encontra no antigo Palácio Arquiepiscopal em Braga, uma vez que o instrumento musical comummente representado é a sanfona.
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.322-71
Bibliografia
AGUIAR, Fernando de, 1934-1935, “Azulejos da Capela da Nazaré”, in Arquivo Histórico da Madeira, Vol. IV, pp. 112-116. CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, p. 37. ROCHA, Luzia Aurora, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, Lisboa, NOVA FCSH, 2012 CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 143-200. Santos Simões, 1963, Corpus SANTA da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 162-164.
IconClass DescCena ID
11F8 Milagres, aparições e lendas ~ Maria; 31A41 Deformidades físicas, deficiências; 31A4111 Cego, cegueira; 48C751 Uma pessoa com instrumento musical sem tocar
Observações instrumentos
Violino: O instrumento apresentado é um cordofone, de formato curvilíneo com cinturas estreitas, característico dos violinos. Apresenta um braço comprido. As aberturas em "f" são visíveis no corpo do instrumento, o que é típico da família dos violinos. A representação do instrumento está incorreta, dado que o cavalete e o estandarte se encontram deslocados e em posição invertida. O número de cordas não é correto, uma vez que apenas apresenta três. As aberturas também se encontram mal posicionadas, deveriam estar mais abaixo. A voluta em espiral enrolada do instrumento também parece não estar orientada na direção correta. Não obstante as questões morfológicas e a ausência de arco, é possível reconhecer um violino com características de feitura popular.

Imagens detalhes