ID_000723
- Título genérico
- Sagrada Família com anjos músicos
- Suporte
- Pintura a óleo sobre tela
- Data de criação
- 1669
- Instituição
- Capela da Sagrada Família - Quinta do Descanso
- Localização actual
- Altar-mor da Capela da Sagrada Família - Quinta do Descanso, Santa Luzia, Funchal
- Descrição
- Nesta “Sagrada Família”, representação policénica, observa-se o anjo Gabriel, como escreveu São Lucas (Lc 1, 26-38), anunciando à Virgem a sua gravidez, no lado esquerdo da composição, segundo a leitura do espetador; no centro, a Sagrada Família, num ambiente familiar e intimista, recheado de quotidianidades (cadeiras, cestos, armário, quarto de dormir, leito, lençóis, fronhão e cobertor), é representada recolhida num interior de uma casa, nobre, longe dos tradicionais casebres, cuja composição segue e/ou adapta pinturas e gravados conhecidos de Federico Zuccaro (c.1542-1609), Pieter van der Borcht (c.1530-1608), Cornelis Cort (1530-1578) e Hieronymus Wierix (1553-1619); e no topo, uma plêiade de anjos alados, de corpo inteiro, meio-corpo ou apenas com cabecitas e asas são acompanhados por anjos músicos e cantores, numa organização espacial típica de uma Anunciação e Coroação. Os anjos músicos são de maiores dimensões e tocam, respetivamente, harpa (lado esquerdo) e alaúde (lado direito).
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 321.321; 322.211
- Bibliografia
- BRAZÃO, Teresa, 2004, “Capela e Quinta do Descanso”, in Monumentos Nacionais (IPA-PT062203030164). RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Funchal, Universidade da Madeira, Tese de Doutoramento (policopiado), pp. 483-492.
- Referências externas
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- IconClass DescCena ID
- 73B8 Sagrada Família e representações derivadas; 11G21 Anjos cantando, fazendo música;
- Observações instrumentos
- Alaúde: Cordofone de barra e ressoador com caixa de ressonância de formato periforme. O tampo é plano com um orifício no meio em formato circular e as costas abauladas. Com a escala curta e com trastos, possui cerca de 7 cordas. Tanto as características morfológicas, proporção do instrumento e a postura de execução são fidedignas.
Harpa: Este instrumento da família dos cordofones é um modelo barroco e tem uma estrutura com coluna terminando em voluta, cravelhame e caixa de ressonância. Possui cerca de 20 cordas.