ID_000723

Título genérico
Sagrada Família com anjos músicos
Suporte
Pintura a óleo sobre tela
Data de criação
1669
Instituição
Capela da Sagrada Família - Quinta do Descanso
Localização actual
Altar-mor da Capela da Sagrada Família - Quinta do Descanso, Santa Luzia, Funchal
Descrição
Nesta “Sagrada Família”, representação policénica, observa-se o anjo Gabriel, como escreveu São Lucas (Lc 1, 26-38), anunciando à Virgem a sua gravidez, no lado esquerdo da composição, segundo a leitura do espetador; no centro, a Sagrada Família, num ambiente familiar e intimista, recheado de quotidianidades (cadeiras, cestos, armário, quarto de dormir, leito, lençóis, fronhão e cobertor), é representada recolhida num interior de uma casa, nobre, longe dos tradicionais casebres, cuja composição segue e/ou adapta pinturas e gravados conhecidos de Federico Zuccaro (c.1542-1609), Pieter van der Borcht (c.1530-1608), Cornelis Cort (1530-1578) e Hieronymus Wierix (1553-1619); e no topo, uma plêiade de anjos alados, de corpo inteiro, meio-corpo ou apenas com cabecitas e asas são acompanhados por anjos músicos e cantores, numa organização espacial típica de uma Anunciação e Coroação. Os anjos músicos são de maiores dimensões e tocam, respetivamente, harpa (lado esquerdo) e alaúde (lado direito).
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.321; 322.211
Bibliografia
BRAZÃO, Teresa, 2004, “Capela e Quinta do Descanso”, in Monumentos Nacionais (IPA-PT062203030164). RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Funchal, Universidade da Madeira, Tese de Doutoramento (policopiado), pp. 483-492.
IconClass DescCena ID
73B8 Sagrada Família e representações derivadas; 11G21 Anjos cantando, fazendo música;
Observações instrumentos
Alaúde: Cordofone de barra e ressoador com caixa de ressonância de formato periforme. O tampo é plano com um orifício no meio em formato circular e as costas abauladas. Com a escala curta e com trastos, possui cerca de 7 cordas. Tanto as características morfológicas, proporção do instrumento e a postura de execução são fidedignas. Harpa: Este instrumento da família dos cordofones é um modelo barroco e tem uma estrutura com coluna terminando em voluta, cravelhame e caixa de ressonância. Possui cerca de 20 cordas.