- Título genérico
- Miscelânea de cenas ao ar livre
- Autor/Criador
- P.M.P.
- Suporte
- Azulejo
- Data de criação
- século XVIII
- Altura (cm)
- 1080
- Largura (cm)
- 140
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Casa do Corpo Santo
- Descrição
Painel de grandes dimensões que articula várias cenas ao ar livre. Estas são separadas, de forma ingénua e graciosa, por elementos da natureza (como árvores ou arbustos) ou por personagens, que encerram uma cena e iniciam, simultaneamente, outra. Da esquerda para a direita do observador vemos: um nobre, adulto, dá esmola a um pobre. Tem ao seu lado uma criança nobre, eventualmente o seu filho; fonte em jardim onde nobres conversam e camponesas enchem os cântaros; nobre adormecido deitado à sombra de uma árvore e a seu lado está uma dama com uma espada na mão, observando a cena de dança e música; dança de roda acompanhada por dois instrumentistas; um nobre, jovem e belo, olha também para a cena de música e dança e separa esta representação da seguinte; um moleiro caminha ao lado do seu cavalo até ao moinho; nobres junto a uma fonte decorada com dois ‘putti’ que sopram para trompetes rectas, de onde jorra água; pastoreio de gado caprino e ovino em que um pastor toca um aerofone (figura cortada) e outro dorme. Cena decorada com barra, tipo de guarnição composta por duas fiadas de azulejos justapostos, com motivos vegetalistas. A cena da dança de roda é igual à representada na Sala dos Brasões do Palácio de Sintra, também da autoria de P.M.P. (cfr. registo ID_000006).
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 422.112.2, 211.2, 423.121.1
- Referências externas
- Observações
Painel de grandes dimensões, impossibilitando uma foto geral.
- Observações instrumentos
O primeiro instrumento catalogado é um aerofone sem orifícios visíveis. Pela forma e dimensão do tubo diria que se trata de uma charamela. O segundo, um tambor cilíndrico. Apesar de ser visível apenas uma membrana, é provável seja bimembranofone. O painel possui também instrumentos decorativos por onde jorra a água da fonte. Por fim, um instrumento sem orifícios visíveis ou outros pormenores relevantes tratando-se de uma charamelinha, instrumento pastoril.