ID_000715
- Título genérico
- Concerto de anjos
- Suporte
- Azulejo
- Data de criação
- c. 1735
- Instituição
- Igreja de São João Evangelista
- Localização actual
- Coro alto da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
- Descrição
- No lado direito da composição, segundo a leitura do observador, um menino desnudado, com uma faixa de tecido passando pelo seu ombro esquerdo e frente do corpo, toca um par de timbales de caixa de ressonância hemisférica, com duas baquetas. Outro menino, vestido e de cabelo encaracolado, tem a mão direita levantada e dedo indicador em riste e na esquerda exibe uma folha de música (com notação ilegível), assumindo posição de maestro e dirigindo o instrumentista. São figuras gorduchas que seguem as típicas anatomias de anjos e ´putti´ barrocos. Por entre as nuvens, na parte superior, espreita um ‘putto’, representado apenas pela cabeça e par de asas, sendo ainda visível parte de outras asas, que pertenceria a outro ´putto´, agora ausente pela desarticulação e danificação de alguns azulejos. Este silhar de azulejos, azuis e brancos, apresenta um emolduramento (cercadura) rematado, superiormente, por uma panóplia de instrumentos musicais, na parte superior, como observamos nos restantes painéis deste coro, mas aqui em cerca de 1/3 do painel, os azulejos estão desarticulados e incorretamente colocados. Na parte inferior, no centro, um ´putto´(cabeça e par de asas) integra-se numa decoração em Ss, volutas e folhas de acanto / elementos vegetalistas, formando no centro uma cartela, figurino que se repete nas colunas laterais, seguindo estética barroca. Anote-se que neste painel, como já referido, muitos azulejos estão desarticulados e incorretamente colocados, na parte superior do silhar.
- Instrumento(s)
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- INS_SH – Participantes
- 211.11-92; 423.121.22; 321.322-71; 322.211; 321.322
- Bibliografia
- CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, pp. 28-31.
CARITA, Rui, 1988, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação.
ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, NOVA FCSH.
ROCHA, Luzia Aurora, 2015, Cantate Dominum: Música e Espiritualidade no Azulejo Barroco, Lisboa, Edições Colibri, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa.
SANTOS SIMÕES, 1963, Corpus da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 175.
SANTOS SIMÕES, 1979, Azulejaria em Portugal no século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian; IDEM, 1997, Azulejaria em Portugal no século XVII, 2.ª ed., revista e atualizada, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (2 vols.).
SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, in MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 162-168.
- Referências externas
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- Notas
- ‘Incipit’ Musical e Literário: Partituras com notação ilegível
- IconClass DescCena ID
- 11G21 Anjos cantando, fazendo música; 48C77 Maestro
- Observações instrumentos
- Timbales: Instrumento de pequenas dimensões percutido com baquetas. A forma da caixa de ressonância é hemisférica e está decorada com panejamento.
Trombeta: Instrumento natural barroco com uma volta de tubo.
Violino: Instrumento morfologicamente bem representado. O arco tem forma convexa, típica deste período.
Harpa: Harpa barroca de pequenas dimensões. O facto de o violino lhe estar sobreposto e de estarem azulejos trocados não permite saber o número exato de cordas.
Guitarra: Instrumento com o cravelhame ligeiramente dobrado.
Baquetas.