ID_000715

Título genérico
Concerto de anjos
Suporte
Azulejo
Data de criação
c. 1735
Instituição
Igreja de São João Evangelista
Localização actual
Coro alto da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
Descrição
No lado direito da composição, segundo a leitura do observador, um menino desnudado, com uma faixa de tecido passando pelo seu ombro esquerdo e frente do corpo, toca um par de timbales de caixa de ressonância hemisférica, com duas baquetas. Outro menino, vestido e de cabelo encaracolado, tem a mão direita levantada e dedo indicador em riste e na esquerda exibe uma folha de música (com notação ilegível), assumindo posição de maestro e dirigindo o instrumentista. São figuras gorduchas que seguem as típicas anatomias de anjos e ´putti´ barrocos. Por entre as nuvens, na parte superior, espreita um ‘putto’, representado apenas pela cabeça e par de asas, sendo ainda visível parte de outras asas, que pertenceria a outro ´putto´, agora ausente pela desarticulação e danificação de alguns azulejos. Este silhar de azulejos, azuis e brancos, apresenta um emolduramento (cercadura) rematado, superiormente, por uma panóplia de instrumentos musicais, na parte superior, como observamos nos restantes painéis deste coro, mas aqui em cerca de 1/3 do painel, os azulejos estão desarticulados e incorretamente colocados. Na parte inferior, no centro, um ´putto´(cabeça e par de asas) integra-se numa decoração em Ss, volutas e folhas de acanto / elementos vegetalistas, formando no centro uma cartela, figurino que se repete nas colunas laterais, seguindo estética barroca. Anote-se que neste painel, como já referido, muitos azulejos estão desarticulados e incorretamente colocados, na parte superior do silhar.
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
211.11-92; 423.121.22; 321.322-71; 322.211; 321.322
Bibliografia
CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, pp. 28-31. CARITA, Rui, 1988, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação. ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, NOVA FCSH. ROCHA, Luzia Aurora, 2015, Cantate Dominum: Música e Espiritualidade no Azulejo Barroco, Lisboa, Edições Colibri, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa. SANTOS SIMÕES, 1963, Corpus da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 175. SANTOS SIMÕES, 1979, Azulejaria em Portugal no século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian; IDEM, 1997, Azulejaria em Portugal no século XVII, 2.ª ed., revista e atualizada, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (2 vols.). SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, in MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, pp. 162-168.
Notas
‘Incipit’ Musical e Literário: Partituras com notação ilegível
IconClass DescCena ID
11G21 Anjos cantando, fazendo música; 48C77 Maestro
Observações instrumentos
Timbales: Instrumento de pequenas dimensões percutido com baquetas. A forma da caixa de ressonância é hemisférica e está decorada com panejamento. Trombeta: Instrumento natural barroco com uma volta de tubo. Violino: Instrumento morfologicamente bem representado. O arco tem forma convexa, típica deste período. Harpa: Harpa barroca de pequenas dimensões. O facto de o violino lhe estar sobreposto e de estarem azulejos trocados não permite saber o número exato de cordas. Guitarra: Instrumento com o cravelhame ligeiramente dobrado. Baquetas.