- Título próprio
- Minhas senhoras! Meus Senhores!
- Título genérico
- Caricaturas sobre a saída de Lisboa e a chegada ao Rio de Janeiro
- Autor/Criador
- BORDALO PINHEIRO, Rafael
- Suporte
- Papel
- Data de criação
- 11 de Setembro de 1875
- Técnica
- Litografia
- Lugar de criação
- Rio de Janeiro
- Localização actual
- Hemeroteca Digital - Biblioteca Nacional do Brasil
- Descrição
Caricatura no periódico O mosquito (Brasil, Rio de Janeiro), composta por um conjunto de 28 quadros legendados, representando a vinda de Bordalo para o Brasil em 1875, desde a saída de Lisboa até a chegada no Rio de Janeiro. Tal conjunto apresenta o contraste entre as ideias prévias que Bordalo tinha sobre o país e a realidade a qual ele se deparou ao chegar na capital do Brasil Império, o Rio de Janeiro, quando reencontra um grupo de amigos formado por intelectuais e artistas portugueses que estavam morando na cidade e passa a frequentar o circuito cultural da “boa sociedade” na capital. Tal contraste é representado pela oposição entre uma imagem pré-concebida de uma “preta gorda” e de “papagaios magros” e várias imagens de mulheres brancas “esplêndidas”, elegantes e chiques. Neste conjunto caricatural a música é utilizada como o indício de uma cultura elegante e civilizada, seja de maneira implícita na menção às “festas” e aos “suntuosos salões, magníficos bailes e concertos”, seja de maneira explícita, quanto apresenta-se a figura do maestro e compositor Ciríaco de Cardoso, de um cantor ainda não identificado e de Arthur Napoleão, pianista, compositor e empresário musical.
- Bibliografia
Brito, Rômulo de Jesus Faria. Um traço sobre o Atlântico: o Brasil na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905). Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em História, PUC-RS, 2017.
- Pessoas/Entidades
- Observações instrumentos
Conjunto caricatural onde estão presentes a batuta de regência, a voz e o piano