- Título genérico
- As quatro partes do mundo
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 127
- Largura (cm)
- 417
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Fundação Medeiros e Almeida
- Descrição
Representação das quatro partes do mundo, desfilando em cortejo. A representação de África possui elementos musicais. Vemos uma figura feminina, negra e exuberante que aparece sentada num carro alegórico puxado por leões. As serpentes deslocam-se ao lado do carro. Uma negra toca pandeiro. Esta figuração é influenciada por Ripa e também por uma pintura flamenga de Hendrik van Balen, representando o cortejo de Baco. Diz-nos Cesare Ripa, na sua obra Iconologia, sobre a ‘África’ : ‘(...) Representar-se-á uma negra quase desnuda, com o cabelo crespo e despenteado, tendo como elmo uma cabeça de elefante, como colar um fio de corais, e outras também nas orelhas, como brincos. Com a mão direita segura num escorpião e com a esquerda uma cornucópia, repleta de espigas de trigo. Ao seu lado há-de representar-se um ferocíssimo leão, colocando-se do lado oposto algumas víboras e outras serpentes venenosas. (...)’. Conparando a imagem com esta descrição constatamos que foi suprimido o escorpião. O elmo de cabeça de elefante foi substituído por um pequeno chapéu. Na mão esquerda, tal como Ripa enuncia, está representada a cornucópia cheia de trigo, sinal de abundância. A negra não aparece em Ripa; como já foi constatado deriva de cópia de pintura flamenga. Esta figura dança e toca um padeiro com soalhas. A carroça puxada por leões é também copiada desta pintura. ,Instrumento aparentemente unimembranofone e com soalhas.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 211.311