- Título genérico
- Vida de S. António de Lisboa (ou de Pádua)
- Autor/Criador
- P.M.P.
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Hotel Convento de S. Paulo
- Descrição
Cena da vida de S. António de Lisboa (ou de Pádua). Refere-se à sua admissão em Monte Paolo, um eremitério em Itália, em 1222-24. Vemos Santo António ajoelhado tendo pousado no chão, a seu lado, uma cruz, alguns alforges e um lírio, símbolo da pureza. Junto a ele, pequenos pássaros voam. Está em êxtase a contemplar uma imagem celestial de Jesus Cristo (em Menino), rodeado por anjos. Jesus estende-lhe os braços. Ao lado de S. António está um monge, que olha directamente para o observador. Tem os braços esticados, apontando para o Santo, conduzindo, assim, o nosso olhar para este acontecimento milagroso. A inscrição ANTONIVS IN MONTE SANCTI PAVLI ajuda à descodificação da cena e à imediata produção de sentido. Em segundo plano estão dois eremitas, que caminham. O pintor representou também a igreja deste eremitério, actualmente consagrada a S. António. Esta igreja foi reconstruída no Sé Catedralc. XX em estilo neo-gótico. A representação que está no painel de azulejos tem semelhanças com o edifício actual, nomeadamente no corpo principal e na torre sineira, à esquerda. Devido a tais semelhanças, esta é, muito provavelmente, uma representação (com uma certa veracidade) do edifício antes da sua reconstrução. A barra do painel é decorada com motivos vegetalistas.,O sino é um instrumento de sinal especialmente importante para a igreja católica. Assume um papel fulcral nos diferentes anúncios, sejam de cerimónias religiosas, de mortes, ou de chamamentos e avisos vários, parte integrante do dia-a-dia da comunidade monástica. Este instrumento está colocado na torre de uma igreja.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 111.242.1
- Bibliografia
ARRUDA, Luísa, COELHO, Teresa Campos'Convento de S. Paulo de Serra de Ossa'
- Observações
O conjunto azulejar da Serra de Ossa conserva ‘in situ’ azulejos de várias oficinas lisboetas. Aqui se podem encontrar azulejos de mestres como Gabriel del Barco, António de Oliveira Bernardes ou P.M.P. Este conjunto está datado cerca de 1710.