- Título genérico
- ‘Putti’ músicos
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Capela de Nossa Senhora dos Remédios
- Descrição
Painel com cinco ‘putti’ músicos e dançarinos. Estão colocados sobre pedestais e envoltos e ornamentos típicos da figura avulsa, como as flores, os pássaros e os frutos. Cada anjo (ou par de anjos) é separado por um balaústre. A pintura é ingénua e sem grande qualidade. Nota-se que diferentes pintores executam a cabeça e o corpo dos anjos, pela diferença de traço e pela fraca capacidade de ligar as diferentes partes de uma maneira fluída e diluída. Um dos anjos (músico ou bailarino?) já não tem o seu corpo original, e um outro anjo tem uma perna de animal retirada de outro painel. Da esquerda para a direita do observador vemos: ‘putto’ que dança e toca pandeireta e o seu par, que dança também; ‘putto’ (músico ou bailarino?); ‘putto’ que toca adufe; ‘putto’ que toca harpa e dança. (cfr. PT_577b, PT_578b),Pandeiro bimembranofone quadrangular, designado por ‘Adufe’ na região da Beira Baixa. A forma de percussão não é a normalmente utilizada, com os polegares colocados nas ilhargas e com as mãos percutindo o mesmo lado da pele. Nesta representação o anjo segura o instrumento com uma mão colocada numa pele e percute com a outra na pele oposta.,Harpa sem coluna, com nove cordas representadas. Não se vê o sistema de fixação das cordas. Tem bem representada a caixa de ressonância e o braço. A ausência de coluna não é normal em instrumentos da época.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 211.311,211,322.1