- Título genérico
- Cena de caça ao veado
- Autor/Criador
- SANTOS, Teotónio dos
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Instituição
- Capela de Nossa Senhora da Esperança
- Descrição
Nesta cena um casal de nobres montam soberdos cavalos e caçam um casal de veados. Usam lanças e estão acompanhados por outros indivíduos que instigam os cães a perseguirem as presas. Em segundo plano vemos um caçador que toca a trompa de caça.,Instrumento com, pelo menos, uma volta de tubo. É de execução mais complexa do que os modelos em forma de crescente.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.2
- Bibliografia
EUSÉBIO, Maria de Fátima'A Capela de Nossa Senhora da Esperança: A obra de arte total num depoimento de Fé.'
- Observações
A Capela de Nossa Senhora da Esperança apresenta no seu interior um programa iconográfico riquíssimo de forte cariz mariano. Contrastando com um exterior sóbrio, o interior da capela possui pintura, talha, escultura, azulejaria e um magnífico órgão de Francisco António Solha (1768). No órgão, inclusivamente, encontramos uma inscrição sobre o teclado, pintada, que é um louvor mariano: ‘PLAVDAT NVNC ORGANIS MARIA’ (Alauda agora Maria com o órgão). A Capela está associada ao processo de fundação e funcionamento da Irmandade de Nossa Senhora da Esperança (confraria). Encontramos diferentes revestimentos azulejares: na sacristia, dois painéis de temática religiosa, ‘A última Ceia’ e ‘Entrada de Cristo em Jerusalém’, atribuídos a um pintor e dorador de Viseu, Manuel da Silva. Também no pórtico de entrada existem azulejos de figura avulsa, de influência holandesa, atribuídos a oficinas coimbrãs. No corpo e capela-mor desta capela encontra-se a melhor produção de azulejos, vários painéis de Teotónio dos Santos. A temática destes painéis, de forte índole profana, contrasta com todos os outros temas tratados em diferentes suportes, de forte cariz religioso.