ID_000586

Título genérico
Cena de caça ao veado
Autor/Criador
SANTOS, Teotónio dos
Altura (cm)
sem medida fornecida
Largura (cm)
sem medida fornecida
Instituição
Capela de Nossa Senhora da Esperança
Descrição

Nesta cena um casal de nobres montam soberdos cavalos e caçam um casal de veados. Usam lanças e estão acompanhados por outros indivíduos que instigam os cães a perseguirem as presas. Em segundo plano vemos um caçador que toca a trompa de caça.,Instrumento com, pelo menos, uma volta de tubo. É de execução mais complexa do que os modelos em forma de crescente.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
423.121.2
Bibliografia

EUSÉBIO, Maria de Fátima 'A Capela de Nossa Senhora da Esperança: A obra de arte total num depoimento de Fé.'

IconClass DescCena ID
43 C 11 12 41,43 C 1 (+421),43 C 11 44
Observações

A Capela de Nossa Senhora da Esperança apresenta no seu interior um programa iconográfico riquíssimo de forte cariz mariano. Contrastando com um exterior sóbrio, o interior da capela possui pintura, talha, escultura, azulejaria e um magnífico órgão de Francisco António Solha (1768). No órgão, inclusivamente, encontramos uma inscrição sobre o teclado, pintada, que é um louvor mariano: ‘PLAVDAT NVNC ORGANIS MARIA’ (Alauda agora Maria com o órgão). A Capela está associada ao processo de fundação e funcionamento da Irmandade de Nossa Senhora da Esperança (confraria). Encontramos diferentes revestimentos azulejares: na sacristia, dois painéis de temática religiosa, ‘A última Ceia’ e ‘Entrada de Cristo em Jerusalém’, atribuídos a um pintor e dorador de Viseu, Manuel da Silva. Também no pórtico de entrada existem azulejos de figura avulsa, de influência holandesa, atribuídos a oficinas coimbrãs. No corpo e capela-mor desta capela encontra-se a melhor produção de azulejos, vários painéis de Teotónio dos Santos. A temática destes painéis, de forte índole profana, contrasta com todos os outros temas tratados em diferentes suportes, de forte cariz religioso.