- Título genérico
- Apolo e Dafne
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 126
- Largura (cm)
- 234
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Museu da Cidade
- Descrição
Cena das ‘Metamorfoses’ de Ovídio. Apolo persegue a ninfa Dafne. Esta encontra-se já em processo de metamorfose em loureiro, sendo esta a única forma de conseguir escapar ao amor cego do deus e conservar a sua pureza. Dois ‘putti’ esvoaçando parecem querer atrapalhar Apolo e indicar um caminho de fuga a Dafne. Outros dois, à esquerda do observador seguram objectos que têm uma carga simbólica. Um tem a lira, representação dos atributos musicais de Apolo e o outro um arco, lembrando-nos a génese do mito, quando Apolo troça de Cupido, por este usar armas iguais às suas (arco e flecha). Como vingança, Cupido atinge-o com uma seta que induz ao amor e a Dafne com outra que induz exactamente ao sentimento contrário. A moldura é em ‘trompe l’oeil’ e está decorada com colunas, volutas, ‘putti’, panejamentos, entre outros ornamentos. A mesma cena, cópia de gravura de Bernard Salomon, está representada noutros painéis: Palácio Centeno (cfr. PT_163b e PT_166b), Palácio Xabregas (cfr. PT_194b), Quinta do Molha Pão (cfr. PT_219b), Casa Museu Verdades Faria (cfr. PT_478b) e Palácio dos Condes D’Óbidos (cfr. PT_113b),Lira distinta da lira grega. O instrumento tem apenas uma armação (resulta num reduzido volume sonoro) e quatro cordas.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.2