- Título genérico
- Combate entre exércitos inimigos
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 249, ponto mais alto da moldura recortada
- Largura (cm)
- 193
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Hospital dos Capuchos
- Descrição
Cena de batalha que concentra a sua intensidade no centro da composição: dois cavaleiros combatem, um segura uma espada e outro um estandarte. Redeiam-nos outros cavaleiros já caídos, mas que continuam em combate. Do lado esquerdo do observador está um tambor caído no chão. A moldura é recortada e decorada com colunas, volutas, pilastras, ‘putti’ músicos e atlantes e vários instrumentos musicais e bélicos.,Parte do tubo e campânula de uma trompete recta visível por detrás de ‘putto’ (esquerda do observador). O instrumento tem uma função simbólica.,Tambor cilíndrico, possivelmente, bimembranofone. São visíveis os bordões do instrumento, que vibram por simpatia com a membrana inferior.,Tambor cilíndrico de grandes dimensões, bimembranofone. São visíveis as cordas bordão do instrumento, que vibram por simpatia com a membrana inferior.,Trombeta decorada com bandeira.,‘Putto’ segura trombeta com pequeno anel decorativo no tubo, junto à campânula.,Dois tímbales de pequena dimensão.,‘Putto’ segura trombeta com pequeno anel decorativo no tubo, junto à campânula.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.1,211.2,211.2,423.121.1,423.121.1,211.12,423.121.1
- Observações
O Palácio Mello foi adquirido cerca de 1718 por D. Pedro JoSé Catedral de Mello, que o mandou posteriormente reconstruir e decorar. D. Pedro faleceu em 1740, pelo que podemos situar os azulejos no primeiro quartel do Sé Catedralc. XVIII. Em 1854 o edifício foi anexado ao antigo Asilo da Mendicidade.