- Título genérico
- Apolo e Dafne
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 138
- Largura (cm)
- 334
- Instituição
- Museu da Música Portuguesa
- Descrição
Apolo persegue Dafne que já se encontra metamorfoseada em loureiro. Três ‘putti’ divertem-se a observar a cena. Junto a Apolo está caída a sua lira, instrumento identificativo deste divindade. Este painel faz parte de um ciclo temático das ‘Metamorfoses’ de Ovídio (que se encontra no mesmo edifício), onde podemos encontrar representados outros mitos como Vénus impedindo Adónis de partir para a caça ou Céfalo e Prócris. A mesma cena, cópia de gravura de Bernard Salomon, está representada noutros painéis: Palácio Centeno (cfr. PT_163b e PT_166b), Palácio Xabregas (cfr. PT_194b), Quinta do Molha Pão (cfr. PT_219b), Museu da Cidade (cfr. PT_ 533b) e Palácio dos Condes D’Óbidos (cfr. PT_113b),Lira distinta da lira grega. O instrumento tem apenas uma armação (resulta num reduzido volume sonoro) e com um elevado número de cordas, que não corresponde à realidade.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.2
- Bibliografia
CORREIA, Ana Paula RebeloMitologia greco-romana nos azulejos da Casa Museu Verdades Faria'Revista de História da Arte'
- Observações
Casa projectada em 1918 por Raúl Lino para Jorge O’Neill. Este painel, especificamente, faz parte de um ciclo, realizado entre 1690-1700, de proveniência desconhecida, adaptado a uma sala do 2º andar.