- Título próprio
- THEATRVM VITAE HVMANA
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 98
- Largura (cm)
- 415
- Instituição
- Universidade de Évora
- Descrição
Num palco onde se desenrola o ‘Teatro da Vida Humana’ vemos seis personagens femininas alegóricas. Cada uma ostenta um escudo oval com inscrição: ‘ORATORIA PICHERA RHETORICA’ (Oratória, Astúcia [?], Retórica) e ‘HISTORIA POESIS CHRONOLOGIA’ (História, Poesia, Cronologia). Por cima destas figuras estão as seguintes inscrições: ‘TRIVMPHI VICTORIAE PRAELIA DEBELLATIONES’ (Triunfos, Vitórias, Combates, Dominações) e ‘NAVIGATINES AMORES INFORTVNIA DISCORDIAE’ (Navegações, Amores, Infortúnios, Discórdias). Ladeiam estas figuras teatrais instrumentistas: duas delas, à esquerda do observador, tocam um instrumento aerofone (oboé?) e um cordofone friccionado (violone?); outras duas, à direita do observador tocam um instrumento aerofone (oboé?) e um cordofone dedilhado (alaúde), acompanhando uma cantora. Alguns espectadores observam a cena. É difícil atribuir significado a esta cena. Poderá ser uma alusão a várias disciplinas ensinadas e estudadas no local onde se encontra o painel, uma sala do antigo colégio dos jesuítas. As alusões a ‘luta’ e ‘vitória’ sugerem os exercícios públicos que faziam os estudantes dos colégios jesuítas, exercícios que, por vezes, tinham um carácter de duelo verbal, de confrontação dialéctica, exigindo o exemplar domínio da oratória, astúcia e retórica. Os azulejos poderão, assim, representar uma dupla luta: a interna, dos estudantes da instituição, e a externa, no ‘teatro da vida humana’, onde os saberes ali aprendidos garantiam uma sociedade ‘harmónica’ (simbolizada pela música), que vence os infortúnios da discórdia. A moldura é em ‘trompe l’oeil’ decorada com máscara, flores, volutas, entre outros.,Instrumento com poucos pormenores.,O número de trastos, cravelhas e cordas não está correcto.,Instrumento com poucos pormenores. Parece, no entanto, tratar-se de um oboé.,Cordofone friccionado que mistura características de duas famílias: os trastos da ‘viola da gamba’ com o número de cordas da família do violino. As aberturas em ‘ff’ estão deslocadas da sua posição habitual. Falta o cavalete. O arco é demasiado grande.
- INS_SH – Participantes
- 422.112.2,321.321,422.112.2,3
- Bibliografia
SIMÕES, J.M. dos Santos'Azulejaria Portuguesa do século XVIII'
MENDEIROS, José'Os azulejos da Universidade de Évora'
- Observações
Alguns azulejos substituídos, não na parte musical.