- Título genérico
- Triunfo da Fé sobre os Sentidos
- Autor/Criador
- BARCO, Gabriel del
- Altura (cm)
- 181
- Largura (cm)
- 193
- Instituição
- Igreja de S. Mamede
- Descrição
Sentada sobre um trono, uma figura feminina (Alegoria da Fé) segura numa mão uma cruz e na outra a hóstia sagrada. A Fé triunfa sobre os cinco sentidos representados por figuras femininas: à direita do observador temos a Visão (olha para a hóstia sagrada), segue-se a Audição (olha para a hóstia e segura num alaúde), o Tacto (olha para o observador e está desnuda) e o Olfacto (cheira a figura do tecto). O Paladar foi omitido. O trono da Fé também esmaga um homem, o que significará também o triunfo da Eucaristia sobre a ignorância. Um anjo segura uma faixa com a seguinte inscrição: ‘PRESTE FIDES SVPLE(?)TV SEN SV(?) FECTVI’. Esta é uma citação em latim pertencente ao texto ‘Tantum Ergo’, que faz parte do hino medieval em latim ‘Pange Lingua’ escrito por S. Tomás de Aquino, usadas no rito católico romano na altura da consagração da hóstia: ‘Tantum Ergo Sacramentum; Veneremur cernui; Et antiquum documentum; Novo cedat ritui; Praestet fides supplementum; Sensuum defectui (...)’ (Tradução: Tão sublime Sacramento; Humildemente adoremos; Da antiga lei as figuras; Cedam ao novo Mistério; À fraqueza dos sentidos; Sirva a fé de suplemento). Cópia de uma pintura a óleo do espanhol Juan Antonio Frías y Escalante (Córdoba, 1633 - Madrid, 1669),Instrumento representado de perfil. As suas dimensões são exageradas. O cravelhame não é próprio deste instrumento; é representado unicamente por uma voluta, usual na família do violino.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.321