- Título genérico
- ‘Putti’
- Autor/Criador
- BARCO, Gabriel del
- Altura (cm)
- 56
- Largura (cm)
- 354
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Pousada Convento de Arraiolos
- Descrição
Representação onde se nota que as cabeças e os corpos de alguns dos ‘putti’ foram feitas por pintores diferentes (veja-se o alaudista). Da esquerda para a direita temos: dançarino, ‘putto’ que toca flauta de tamborileiro, dois que dançam, ‘putti’ que tocam flauta transversal e triângulo, ‘putto’ que toca corneto e ‘putti’ que tocam alaúdes.,Flauta tamboril usualmente com três orifícios, executada com uma mão enquanto, com a outra, se toca um pequeno tambor.,Instrumento sem os orifícios correctamente representados. No entanto as dimensões do tubo são correctas, bem como a localização da embocadura e a posição de execução.,O instrumento tem, na base, pequenas argolas que vibram por simpatia.,A posição das mãos está incorrecta. A mão que o ‘putto’ coloca na parte superior do tubo deveria estar na inferior.,O cravelhame está incorrectamente ‘dobrado’ para o lado oposto. O número de cravelhas está errado.,Braço e cravelhame com pouca definição. O número de cordas e de cravelhas é incorrecto. A boca encontra-se mal posicionada, demasiadamente junto à barra.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 421.221.12,421.121.12,111.211,423,321.321,321.321
- Observações
Um rodapé com ‘putti’ percorre toda a igreja, com excepção das capelas laterais da nave. Por cima destes rodapés estão cenas monumentais, de grandes dimensões, de temática bíblica. Possivelmente os ‘putti’ serão uma forma de dar movimento às cenas grandes e estáticas. Também é viável que as cenas maiores fossem ‘puxadas’ para cima, estrategicamente ao nível do olhar dos fiéis e que ficassem espaços em baixo por preencher, neste caso com os rodapés de ‘putti’. Há um antagonismo provocado pela proximidade entre elementos sacros e profanos.