- Título próprio
- S. Hyeronimus
- Autor/Criador
- BARCO, Gabriel del
- Altura (cm)
- 225
- Largura (cm)
- 183
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Pousada Convento de Arraiolos
- Descrição
Este painel poderá ser uma homenagem a quem ordenou o revestimento azulejar da igreja, Frei Bernardo de S. Jerónimo, então reitor. S. Jerónimo ficou conhecido como tradutor da Bíblia do hebraico e do grego para o latim. A edição de São Jerónimo, a ‘Vulgata’, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. No painel o santo aparece representado como eremita, bastante magro e com idade avançada. Está sentado e tem à sua frente, pousado numa rocha, um pergaminho e um tinteiro. Está a afiar uma pena. Por entre nuvens, no Céu, vemos aparecer nas mãos de um anjo uma trombeta. S. Jerónimo escuta a trombetas do Apocalipse. O santo está rodeado de alguns dos seus atributos, como o leão (símbolo de realeza, poder, sabedoria e justiça, pode ser explicado a partir de uma confusão com a iconografia de S. Gervásimo que possuía uma lenda semelhante, no que se refere a este animal), livros (que aludem à sua qualidade de erudito e tradutor), uma caveira (sobre o qual meditava, simbolizando o carácter transitório da vida terrena), uma ampulheta (símbolo dos humanistas e que ao mesmo tempo alude ao carácter passageiro da vida), um chapéu (identificando-o como Doutor da Igreja) e um crucifixo (símbolo da sua penitência no deserto). A barra é decorada com ornamentos vegetalistas e máscara. Este painel é cópia de uma gravura de 1621 da autoria de Jusepe de Ribera (Lo Spagnoletto), (Jativa, 1591-1652, Nápoles).,Instrumento sem bocal visível.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.1
- Observações
Um rodapé com ‘putti’ percorre toda a igreja, com excepção das capelas laterais da nave. Por cima destes rodapés estão cenas monumentais, de grandes dimensões, de temática bíblica. Possivelmente os ‘putti’ serão uma forma de dar movimento às cenas grandes e estáticas. Também é viável que as cenas maiores fossem ‘puxadas’ para cima, estrategicamente ao nível do olhar dos fiéis e que ficassem espaços em baixo por preencher, neste caso com os rodapés de ‘putti’. Há um antagonismo provocado pela proximidade entre elementos sacros e profanos.