- Título genérico
- ‘Putti’
- Autor/Criador
- BARCO, Gabriel del
- Altura (cm)
- 55
- Largura (cm)
- 165
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Pousada Convento de Arraiolos
- Descrição
Três ‘putti’ tocam em conjunto. Da esquerda para a direita temos assim: alaudista, flautista e harpista.,Instrumento representado com pouco rigor, dada a pequena dimensão do painel e também devido à dificuldade em representar detalhes num suporte como o azulejo. É de realçar a tentativa que fez o pintor para pintar a rosácea do instrumento.,Instrumento com tubo cónico. Em alguns modelos de flauta transversal o tubo pode variar de diâmetro, mas costuma ser na relção inversa à aqui representada (ou seja, diminui o diâmetro à medida que caminhamos para a direcção contrária à embocadura). Quanto à dimensão do tubo verifica-se que é curta de mais para uma flauta e comprida demais para um ‘piccolo’. Pode, no entanto, tratar-se de uma representação de instrumento popular. ,Harpa diatónica com cerca de 16 cordas. Possivelmente, modelo do Sé Catedralc. XVI ou XVII. A posição das cordas é incorrecta.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.321,421.121.12,322.211
- Observações
Um rodapé com ‘putti’ percorre toda a igreja, com excepção das capelas laterais da nave. Por cima destes rodapés estão cenas monumentais, de grandes dimensões, de temática bíblica. Possivelmente os ‘putti’ serão uma forma de dar movimento às cenas grandes e estáticas. Também é viável que as cenas maiores fossem ‘puxadas’ para cima, estrategicamente ao nível do olhar dos fiéis e que ficassem espaços em baixo por preencher, neste caso com os rodapés de ‘putti’. Há um antagonismo provocado pela proximidade entre elementos sacros e profanos.