- Título genérico
- Alegorias cristãs
- Autor/Criador
- RIFARTO, António Vital
- Altura (cm)
- 300
- Largura (cm)
- 1325
- Lugar de criação
- Porto
- Instituição
- Sé e Casa do Cabido - Porto
- Descrição
A principal figura feminina deste painel encontra-se no centro da composição, num plano superior. A mão direita segura um ceptro com um olho sobreposto e a esquerda está pousada sobre o globo terrestre. Trata-se da figura da Teologia, que reina sobre o mundo (o globo terrestre), inspirada pela própria divindade (os cabelos estão eriçados em direcção ao alto, ao divino). O ceptro com o olho parece ter sido um tratamento ‘a lo divino’ de um elemento representado nos Hieroglyphica de Horapollon. Nesta obra, este elemento significa as virtudes do príncipe. O ceptro representa o poder nobre e humano e o olho a vigilância para o bem estar dos súbditos. As outras duas figuras femininas, que se encontram num nível ligeiramente inferior, estão subordinadas à principal. À direita do observador vemos uma figura feminina com aerofone (Fama segurando a trombeta?). À esquerda do observador vemos outra figura feminia, simbolizando o poder mundano. Um ‘putto’ segura vários símbolos que codificam um conjunto dos saberes humanos: chaves, esquadro, compasso, régua, livro. É assim possível adiantar uma leitura em que a Fama e o Poder (as figuas com estrelas), mais o conjunto dos saberes humanos, neste mundo, se encontram sujeitos ao magistério da Teologia, que é o saber supremo. Na base do painel temos mais duas figuras femininas, também elas alegóricas: a que tem a açucena na mão, representa a pureza; a que tem um ramo de louro ornado de bagas, representa a vitória sobre o martírio. O emolduramento, em ‘trompe l’oeil’, é teatral e exuberante, composto por cortinas, colunas, atlantes, máscaras, anjos, volutas, elementos vegetalistas, entre outros.,Apesar de não ser perfeitamente claro trata-se, possivelmente, de uma trombeta.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 4
- Observações
O revestimento do 1º andar do claustro não está completo, só uma parte dos painéis subsistiu até ao presente.