ID_000395

Título genérico
Episódios da vida de frades eremitas
Autor/Criador
Oficina de P.M.P. (atrib.)
Altura (cm)
170
Largura (cm)
948
Instituição
Hotel Convento de S. Paulo
Descrição

Painel com cenas sobre vários frades importantes para a ordem de S. Paulo, quer pela sua santidade, quer pelos milagres que operaram. Parte do painel foi removida, tendo sido inserida nesta composição outra cena de um pintor distinto. Lendo o painel da esquerda para a direita vemos, em primeiro lugar, a cela do venerável Padre Frei Amador da Cruz, reitor do Colégio de S. Paulo de Évora. A sua cela é luxuosa, algo que só podereia ter alguém com grande importância dentro da ordem. Um grande cortinado oculta parte do leito. Vemos tambvém uma mesa coberta por tico tecido ornamentado com franja de ouro e cadeirão de couro com pregaria dourada e almofada franjada. Sobre e mesa está uma estante com um grande livro aberto, cilício, ampulheta e crucifixo. O frade aparece ajoelhado sobre uma nuvem, olhando o crucifixo. Uma estrela lança dos céus um raio brilhante sobre a sua cabeça com a legenda em latim ‘IN MOTTU IMMOBILLIS’, que alude à sua capacidade de levitação. Segue-se a representação de Frei Pedro do Anjo, que viveu no convento de S. Julião em Alenquer, no tempo do rei D. Afonso V. Nesta representação aparece em êxtase. O frade é tentado pelo mal, sob a forma dos encantos da música. A inscrição ‘DVLCE DINE CAPIO’ (’saboreando a doçura’) mostra que o frade é tentato pela doçura da música de uma estranha criatura, com corpo de sereia, que toca um cordofone dedilhado, um cistre. O frade não cede, sendo iluminado por uma luza divina. O mesmo tema foi tratado pelo pintor espanhol Zurbarán. O painel termina com a representação de Frei João de Santa Maria, um homem muito humilde e santo que morreu no Convento de S. Antão de Val do Infante em 1618 com a idade de 113 anos que, à data da pintura, já estava convertido em granja do Convento da Serra de Ossa.,O instrumento tem a caixa de ressonância bem proporcionada e com a forma correcta. Possuí barra e rosácea. Possui cinco cordas, aludindo às cinco ordens que o instrumento costuma ter. O cravelhame tem cinco cravelhas, aqui representadas só de um dos lados, dispostas de forma incorrecta.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.322
Bibliografia

ARRUDA, Luísa, COELHO, Teresa Campos 'Convento de S. Paulo de Serra de Ossa'

IconClass DescCena ID
11 Q 33 1,48 C 7
Observações

O conjunto azulejar da Serra de Ossa conserva ‘in situ’ azulejos de várias oficinas lisboetas. Aqui se podem encontrar azulejos de mestres como Gabriel del Barco, António de Oliveira Bernardes ou P.M.P. Este conjunto está datado entre cerca de 1710 e 1725, se bem que possa ter sido colocada mais tarde.

Imagens detalhes