- Título genérico
- Figura de convite monástica
- Autor/Criador
- Oficina de P.M.P. (atrib.)
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Instituição
- Hotel Convento de S. Paulo
- Descrição
As Figuras de Convite estiveram em voga durante a primeira metade do Sé Catedralc. XVIII. Eram utilizadas nas entradas (átrios) principalmente de casas nobres mas também em edifícios religiosos (por exemplo, no antigo Colégio do Espírito Santo, Évora). Podiam assumir a forma de guerreiros, alabardeiros, senhores nobres e damas de alta condição e eram representados à escala de um humano. Podiam, também, ter inscrições que convidavam o visitante a entrar. Este painel de azulejos, e um outro que se encontra do lado aposto, funcionam como ‘figuras de convite’, se bem que com particularidades especiais. Um dos frades convida o visitante a entrar. Os seus braços abrem-se, em sinal de acolhimento. Da sua boca sai a palavra ‘VENITE’ (em espelho). O outro, aqui catalogado, alerta o visitante para a natureza do local, um ermitério. Por isso, coloca um dedo junto aos lábios e levanta o outro. Da sua boca sai a palavra ‘SILENTIO’. Aqui a ausência de som, o vazio, aparece como contraposto a todo o tipo de sonoridade mundana.
- Bibliografia
ARRUDA, Luísa, COELHO, Teresa Campos'Convento de S. Paulo de Serra de Ossa'
- Observações
O conjunto azulejar da Serra de Ossa conserva ‘in situ’ azulejos de várias oficinas lisboetas. Aqui se podem encontrar azulejos de mestres como Gabriel del Barco, António de Oliveira Bernardes ou P.M.P. Este conjunto está datado entre cerca de 1710 e 1725, se bem que possa ter sido colocada mais tarde.