- Título genérico
- Adoração dos Pastores
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 128
- Largura (cm)
- 114
- Instituição
- Fundação Berardo
- Descrição
Representação da Adoração dos Pastores (Lc, 15: 21). Há muita probabilidade desta representação ser uma cópia de gravura, pois existem mais painéis com a mesma representação, três na mesma zona geográfica: Évora (cfr. PT_423b),Redondo (cfr. PT_469b), Serra de Ossa (cfr. PT_590b) e Cascais (cfr. PT_486b). De todos os paineis, este é o que tem pintura mais simples e ingénua. No inteiror de um estábulo vemos S. JoSé Catedral, ajoelhado, junto a Maria e ao Menino. Da virgem irradia uma luz e o seu olhar contempla com doçura o filho, deitado na manjedoura. Dos animais que acompanham usualmente esta cena de natividade, a vaca e o burro, só está representada a vaca. Os pastores, em adoração, estão colocados do lado esquerdo do observador, preenchendo este lado da composição. Uma pastora oferece uma cesta com pintos, um pastor observa o Menino e um terceiro ajoelha-se, tendo presa ao ombro uma gaita-de-foles, da qual só é visível uma parte do ponteiro. Num plano superior, Divino, entre nuvens, alguns anjos seguram uma faixa com uma inscrição sem coerência, possivelmente por ignorância do pintor, que sabería que devería existir uma inscrição qualquer (’Gloria in excelsis Deo’) mas, não sabendo latim, não saberia qual. A moldura é em ‘trompe- l’oeil’. ,Gaita de foles parcialmente visível. Só so observa o ponteiro (tubo melódico).
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 422