- Título próprio
- TERA
- Título genérico
- Terra (um dos quatro elementos)
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 223 (ponto mais alto da moldura recortada)
- Largura (cm)
- 340
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Pousada de S. Marinha da Costa
- Descrição
Alegoria à Terra. Vários elementos com carácter profano recordam-nos a nossa natureza terrena através de uma figuração alegórica muito inspirada em Ripa. Uma jovem mulher está sentada numa carruagem semelhante a um trono, segurando uma cornucópia com flores e frutos, elementos que nos são dados pela mãe terra. Aos seus pés estão deitados dois leões. Rodeiam-na sátiros, segurando animais caprinos, mulheres tranjando túnicas, ‘putti’ e vários elementos que nos recordam a caça, tais como as lanças, uma aljava e a trompa de caça, tocada por uma mulher. Também temos presente a dança, na figura de uma mulher que toca pandeiro com guizos ou soalhas na ilharga, dançando ao mesmo tempo. Um ‘putto’ segurando ramos de flores sobrevoa a figura feminina que repersenta a Terra, dando um toque profano/mitológico à composição. A inscrição do painel ‘TERA’ esclarece o observador quando ao tema representado. A moldura é em ‘trompe l’oeil’.,Trompa com forma fantasiada.,O pandeiro é circular (bimembranofone?). Tem na ilharga o que aparenta ser ou guizos ou soalhas.,Bocal pouco visível. Instrumento executado virado para cima (motivos musicais ou decorativos?)
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.2,211.311,423.121.1
- Bibliografia
GUIMARÃES, Alfredo'Revista de Guimarães'
GUIMARÃES, Agostinho'Azulejos Artísticos de Guimarães (séc. XVI, XVII e XVIII)'
- Observações
O programa iconográfico do salão nobre é uma mistura de vários ciclos temáticos (por vezes incompletos): quatro elementos (terra, ar, fogo, água), quatro estações (Primavera), artes (Pintura, Arquitectura, Escultura), elementos arquitectónicos (fontes) e paisagens campestres.