ID_000354

Título genérico
Sarau musical
Autor/Criador
KLOET, Willem van der
Altura (cm)
175
Largura (cm)
194
Lugar de criação
Holanda
Instituição
Casa-Museu Nogueira da Silva
Descrição

Um grupo de três nobres fazem música numa varanda, em redor de uma mesa. Vestem-se com elegância, os senhores trajando casaca e cabeleira alta, segundo a moda do norte da França e Paises Baixos, e a senhora com toucado ‘a la Fontange’. Os instrumentos estão representados com muito pormenor: a flauta transversal, o alaúde (inclusivamente com o pormenor da rosácea, difícel de representar em azulejo) e o saltério percutido com baquetas tocado pela dama (Dulcimer ou Tympanon). A cena é copiada de uma gravura dos irmãos Robert e Henri Bonart, com o título ‘Simphonie du Tympanum, du Luth, et de la Flûte d’Allegmane’. Foi publicada na ‘Colecção de Estampas de Moda Francesa em finais do Sé Catedralc. XVII ou na primeira década do Sé Catedralc. XVIII em Paris, existindo um exemplar na Biblioteca Nacional de Portugal (cota E.A. 29 P, fl. 20). A mesma cena encontra-se representada num prato de feitura chinesa (dinastia Qing, período Kangxi), igualmente datado de finais do Sé Catedralc. XVII/inícios do XVIII, pertencente ao coleccionador Jorge Welsh.,Instrumento com muitos pormenores, inclusivamente a representação da rosácea. O número de cordas (aqui são todas simples, possivelmente devido à dificuldade de representar as ordens) é de treze, o que não é muito comum. O alaúde barroco costuma ter onze ordens de cordas, sendo que os instrumentos com treze existiam também, de duas formas possíveis, aparentemente nenhuma coincidente com esta representação: ou se acrescentava uma pequena peça ao cavalete que tinha mais duas ordens, acrescentadas às onze, ou então possuia dois cavaletes, com oito ordens no primeiro e outras cinco mais longas num cavalete superior.,Instrumento constituído por uma peça única, o que não era usual em finais do Sé Catedralculo XVII, inícios de XVIII. A representação do tubo está algo exagerada, pois o diâmetro é muito pequeno comparativamente com a realidade.,Saltério percutido com baquetas. O instrumento tem pouca definição no número de cordas. O cavalete e o sistema de fixação das cordas aparecem também representado, mas igualmente de forma pouco definida.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.321,421.121.12,314122
Bibliografia

ROCHA, Luzia; SOUSA, Luís; WELSH, Jorge; CANEPA, Teresa Prato Dinastia Qing, período Kangxi 'Tomás Pereira (1646-1708), Um Jesuíta na China de Kangxi'

IconClass DescCena ID
48 C 7,59 A 1,46 A 1
Observações

Painel com alguns azulejos substituídos

Imagens detalhes

Imagens detalhes

Imagens detalhes

Imagens detalhes

Imagens detalhes