- Título genérico
- Nobre encontra mendigos
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Mosteiro de S. Vicente de Fora
- Descrição
Um eremita escreve com uma pena. Junto a ele decorre um assassinato: um cavaleiro dispara sobre um homem, que já está estendido no chão. Um cavaleiro nobre e o seu cão encontram um grupo de mendigos constituído por um cego, o moço e um pequeno cão. O cavalo empina-se, com certa desconfiança e o cão que acompanha o cavaleiro, de ar feroz, rosna ameaçador para estas figuras. O cego tem uma vara na mão esquerda, um auxílio para a sua orientação e mobilidade, colocando a mão esquerda na cabeça da criança, que o guia. O petiz executa o conjunto instrumental flauta-tambor, tocando a flauta com a mão direita e o tambor com a esquerda, com apenas uma baqueta. Segura no braço um arco, para o cão fazer habilidades ao som da música. Esta representação mostra as diferenças entre classes sociais e uma certa hostilidade das classes altas relativamente às baixas. Em segundo plano temos cenas de galanteio e de caça. A barra é decorada com máscaras e flores.,Pequena flauta de embocadura de bísel, usualmente com três orifícios, que era tocada ao mesmo tempo que um pequeno tambor, que a criança segura.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 421.221.12
- Bibliografia
SIMÕES, J.M. dos Santos'Azulejaria Portuguesa do século XVIII'
ROCHA, LuziaAl zulaijo: Music in the Ceramic Tiles of São Vicente de Fora Monastery in Lisbon 'Music in Art'
- Observações
Painéis de finais de Sé Catedralc. XVII, transição para o Sé Catedralc. XVIII