- Título genérico
- Miscelânea de figuras de época e da mitologia
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Mosteiro de S. Vicente de Fora
- Descrição
Este painel inicia-se com a representação de um clérigo (bispo?) que dá a sua benção a quem o observa. Do lado oposto, no painel que está em frente (cf. PT_296b), o bispo ‘confronta-se’ com uma religiosa. Continuando a leitura do painel, observa-se depois um monge a rezar perto de uma cruz, olhando para uma cabra que se empina furiosamente. Esta imagem relembra, de certo modo, o mundo fantástico de Hieronimus Bosch e as suas ‘Tentações de S.Antão’ onde o santo também está de joelhos, rezando frente a um crucifixo, rodeado por criaturas demoníacas. A representação do painel de azulejos não é tão extrema, mas a ideia é similar, pois o monge também olha para o observador, como se o avisasse dos perigos e pecados do mundo exterior. Seguem-se uma carruagem que representa um cortejo mitológico de Ácis e Galatea. Atrás da carruagem caminha um homem velho, de barba, que segura um instrumento cordofone em forma de lira. Esta figuração foi copiada e modificada a partir de uma gravura de Jean Le Pautre. O homem velho olha para trás, observando uma luta entre dois grupos de populares. Uma das partes envolvidas no confronto parece ser um grupo de músicos: um guitarrista, um rapaz com um tambor e um pequeno cão (provavelmente para executar algumas habilidades ao som da música). O guitarrista usa o instrumento como arma, encontrando-se, por isso, o instrumento em muito mau estado. Outro homem, munido de um pau, ataca o músico, enquanto duas mulheres o ajudam, segurando o guitarrista e impedindo o seu ataque. Apesar da luta parecer bastante Sé Catedralria, a criança parece sorrir, apreciando a situação. No final do painel está ainda representada uma cena copiada de uma gravura de Philip Galle (original de Stradanus), com cena de caça com chamariz. A barra é decorada com máscaras e festões. ,Lira distinta da grega. Temos uma estrutura com sete cordas, que poderia produzir som mas com reduzido volume.,Pequeno tambor cilíndrico.,Instrumento danificado. As cordas estão partidas e são seis.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.2,211.2,321.322
- Bibliografia
SIMÕES, J.M. dos Santos'Azulejaria Portuguesa do século XVIII'
ROCHA, LuziaAl zulaijo: Music in the Ceramic Tiles of São Vicente de Fora Monastery in Lisbon 'Music in Art'
- Observações
Painéis de finais de Sé Catedralc. XVII, transição para o Sé Catedralc. XVIII