ID_000310

Título genérico
Miscelânea de figuras de época e da mitologia
Autor/Criador
Desconhecido
Altura (cm)
sem medida fornecida
Largura (cm)
sem medida fornecida
Lugar de criação
Lisboa
Instituição
Mosteiro de S. Vicente de Fora
Descrição

Actuação musical protagonizada por um velho cego tocando uma sanfona, o seu moço tocando um pequeno tambor e um cão, que faz habilidades ao som da música. O velho tem uma pequena bolsa ao ombro, possivelmente para guardar as moedas que possam receber. Este grupo é frequentemente representado nos painéis de S. Vicente de Fora, na restante azulejaria da época e também na iconografia europeia. Um pouco mais afastada, uma jovem mulher com coroa de flores na cabeça e uma palma na mão, olha para a representação musical. A seu lado, um cão dorme. Esta figura feminina está sentada em cima de uma concha e é desproporcionada (maior) em relação ao grupo anterior. A representação continua com o cortejo de Neptuno e Anfitrite (cópia de gravura de Jean Le Pautre). À frente da carruagem está um jovem que toca uma trompa fantástica, anunciando a passagem do cortejo e precedem-nos dois cavaleiros. Sucedem-lhes figuração com pouco nexo: um eremita, um jovem com um pássaro, um leão, cisnes, uma fonte, o ‘Rapto de Europa’ (também cópia de gravura, desta feita de Bernard Salomon), uma freira em oração a ser observada por um coelho. A barra é decorada com máscaras e flores.,Instrumento parcialmente visível: parte da caixa de ressonância, manivela e tangentes.,Pequeno tambor cilíndrico.,Trompa natural de caça semelhante ao primitivo corno de animal mas bastante fantasiado.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
211.2,423.121.2
Bibliografia

SIMÕES, J.M. dos Santos 'Azulejaria Portuguesa do século XVIII'
ROCHA, Luzia Al zulaijo: Music in the Ceramic Tiles of São Vicente de Fora Monastery in Lisbon 'Music in Art'

IconClass DescCena ID
25 F 23 LEÃO,25 F 3,25 F 26 COELHO,31 A 41 11,48 C 7,34 B 11,11 P 31 52 2,9
Observações

Painéis de finais de Sé Catedralc. XVII, transição para o Sé Catedralc. XVIII