- Título genérico
- Miscelânea de figuras de época e da mitologia
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Mosteiro de S. Vicente de Fora
- Descrição
Actuação musical protagonizada por um velho cego tocando uma sanfona, o seu moço tocando um pequeno tambor e um cão, que faz habilidades ao som da música. O velho tem uma pequena bolsa ao ombro, possivelmente para guardar as moedas que possam receber. Este grupo é frequentemente representado nos painéis de S. Vicente de Fora, na restante azulejaria da época e também na iconografia europeia. Um pouco mais afastada, uma jovem mulher com coroa de flores na cabeça e uma palma na mão, olha para a representação musical. A seu lado, um cão dorme. Esta figura feminina está sentada em cima de uma concha e é desproporcionada (maior) em relação ao grupo anterior. A representação continua com o cortejo de Neptuno e Anfitrite (cópia de gravura de Jean Le Pautre). À frente da carruagem está um jovem que toca uma trompa fantástica, anunciando a passagem do cortejo e precedem-nos dois cavaleiros. Sucedem-lhes figuração com pouco nexo: um eremita, um jovem com um pássaro, um leão, cisnes, uma fonte, o ‘Rapto de Europa’ (também cópia de gravura, desta feita de Bernard Salomon), uma freira em oração a ser observada por um coelho. A barra é decorada com máscaras e flores.,Instrumento parcialmente visível: parte da caixa de ressonância, manivela e tangentes.,Pequeno tambor cilíndrico.,Trompa natural de caça semelhante ao primitivo corno de animal mas bastante fantasiado.
- INS_SH – Participantes
- 211.2,423.121.2
- Bibliografia
SIMÕES, J.M. dos Santos'Azulejaria Portuguesa do século XVIII'
ROCHA, LuziaAl zulaijo: Music in the Ceramic Tiles of São Vicente de Fora Monastery in Lisbon 'Music in Art'
- Observações
Painéis de finais de Sé Catedralc. XVII, transição para o Sé Catedralc. XVIII