- Título genérico
- Jacob rouba a benção de Esaú
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Colégio dos Meninos Órfãos
- Descrição
De acordo com o livro dos Génesis (Gén. 27, 1-40), Isaac, filho de Abraão, ao envelhecer ficou praticamente cego. Chamou Esaú, seu filho mais velho e seu favorito, pedindo-lhe que caçasse e lhe preparasse um bom guisado, pois não sabia quando morreria e queria dar-lhe a sua benção. Rebeca, sua mulher, ouviu tudo e mandou o filho mais novo e seu favorito, Jacob, levar ao pai um guisado que ela mesma preparou. Para que Isaac não se apercebesse da troca, colocou a pele do cabrito nos braços e pescoço de Jacob, pois Esaú era um homem coberto de pelos. Isaac acabaria por não se aperceber que quem estava perante ele era o filho mais novo e não o primogénito, dando-lhe a sua benção. Quando Esaú voltou e se apercebeu do sucedido, ficou a odiar o irmão, querendo matá-lo. O painel mostra o interior de um quarto, com Isaac deitado numa cama. Ao seu lado está a louça onde comeu a refeição que Jacob lhe trouxe. O momento representado é a da bênção. Jacob está ajoelhado ao lado da cama e o pai abençoa-o. Repare-se que uma mão de Isaac está sobre o braço de Jacob e que o pintor não se esqueceu do detalhe da pele de cabrito (parte escura sobre o braço). Do lado direito do observador está um pequeno grupo, do qual se destaca uma mulher, possivelmente Rebeca. Do lado esquerdo o pintor ‘abriu’ estrategicamente uma arcada no quarto de Isaac para representar a caça de Esaú. Vemos dois caçadores, tocando trompas de caça, perseguindo um veado com o auxílio de cães. Moldura recortada, decorada com ‘putti’, máscara e, no topo, ao centro, cartela com a inscrição ‘BENÇÃO DE IZAAC A SEU Fº JACOB’. Trompa de caça em forma de crescente. Trompa de caça com tubo enrolado com 3 voltas de tubo. Modelo tipo ‘helicon’ semelhante às chamadas ‘Trompe Maricourt’. Modelo pouco ou raramente utilizado na caça, por ser de execução mais difícil.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.2
- Observações
Há discrepância de ortografia nos vários painéis deste conjunto que indica diferentes pintores,possivelmente todos pertencentes à mesma oficina. A história da Biblía evolui temporalmente à medida que se avança na escadaria, ou seja, as cenas do átrio são do Antigo Testamento terminando o topo da escadaria com as do Novo Testamento. Do átrio para o topo: Abraão, Isaac, Jacob e Esaú, JoSé Catedral do Egipto, MoiSé Catedrals, Abimeleque, Samuel, David, Salomão e a Rainha de Sabá, nascimento da Virgem, Desponsório, Anunciação, Visitação, Nascimento de Cristo, Adoração dos Magos, Circuncisão, Martírio dos inocentes, Jesus entre os doutores.