- Título genérico
- Apolo e Dafne
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Instituição
- Quinta do Molha Pão
- Descrição
Cego de amor pela ninfa Dafne, depois de ter sido atingido pela seta de cupido, Apolo persegue-a. Apelando à ajuda de seu pai, para se manter pura e casta, Dafne é metamorfoseada em loureiro. Vemos já os ramos que se expandem através dos seus dedos. Dois ‘putti’ parecem querer atrapalhar Apolo na perseguição. Um deles segura na mão uma seta, relembrando a génese da hitória. Apolo está coroado com louros, um elemento futuro em relação à acção que decorre pois, ao perder Dafne para sempre, o deus resolve adoptar esta planta como seu símbolo. A lira caída no chão parece ter sido abandonada, servindo também como elemento identificativo do Deus. A barra é decorada com motivos vegetalistas. A mesma cena, cópia de gravura de Bernard Salomon, está representada noutros painéis: Palácio dos Condes D’Óbidos (cfr. PT_113b), Palácio Centeno (cfr. PT_163b e PT_166b), Palácio Xabregas (cfr. PT_194b), Casa Museu Verdades Faria (cfr. PT_478b) e Museu da Cidade (cfr. PT_ 533b). ,Lira distinta da lira grega. O instrumento tem apenas uma armação (resulta num reduzido volume sonoro) e cinco cordas.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.2
- Bibliografia
STOOP, Anne de'Palácios e quintas nos arredores de Lisboa'