- Título genérico
- Apolo e Dafne
- Autor/Criador
- Oficina de P.M.P. (atrib.)
- Altura (cm)
- 154
- Largura (cm)
- 180
- Lugar de criação
- Lisboa
- Instituição
- Palácio Centeno
- Descrição
Apolo, um belo jovem trajando túnica e coroado de louros, persegue Dafne. Dafne encontra-se em processo de metamorfose: os seus pés são raízes e dos braços e cabeça nascem ramos de louro. A presença do ‘putto’ relembra-nos que foi Cupido quem desencadeou este amor não correspondido, como vingança por Apolo ter troçado dele. O ‘putto’, escondido atrás de Dafne, parece indicar-lhe um caminho de fuga. Junto a Apolo está uma lira. Este atributo relembra-nos as capacidades e poderes musicais do Deus. Também parece que a lira foi atirada e relegada para segundo plano por Apolo, por este se encontrar cego de amor pela ninfa. A mesma cena, cópia de gravura de Bernard Salomon, está representada noutros painéis: Palácio Centeno (cfr. PT_166b), Palácio Xabregas (cfr. PT_194b), Quinta do Molha Pão (cfr. PT_219b), Casa Museu Verdades Faria (cfr. PT_478b), Museu da Cidade (cfr. PT_ 533b) e Palácio dos Condes D’Óbidos (cfr. PT_113b).,Lira distinta da lira grega, sem caixa de ressonância. O instrumento tem apenas uma armação (resulta num reduzido volume sonoro) e cinco cordas.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.2