ID_000016

Título genérico
Cântico dos cânticos
Autor/Criador
Oficina de P.M.P. (atrib.)
Suporte
Azulejo
Data de criação
século XVIII
Altura (cm)
167
Largura (cm)
847
Lugar de criação
Lisboa
Instituição
Igreja Paroquial de S. Agostinho a Marvila
Descrição

Cena que ilustra uma passagem do livro Cântico dos Cânticos. No exterior, junto a uma habitação apalaçada, estão quatro mulheres jovens, de alta condição social, um homem trajado com túnica e um ‘putto, segurando uma cartela com a inscrição “EACMAE AVDIRE VOSEM TVAM”. Sentada debaixo de uma árvore uma das jovens toca harpa, acompanhando o cantor. À direita, as outras três jovens escutam a música com prazer. É de realçar a beleza dos trajes e a delicadeza com que o pintor realizou o trabalhado das rendas, penteados e jóias. Estas figuras podem representar os principais personagens desta livro da Bíblia: o noivo (que seria o Rei Salomão, a quem se atribui a autoria dos textos) a noiva e as ‘filhas de Jerusalém’, que seriam possivelmente as criadas da noiva do rei. A inscrição que está na cartela insere-se na primeira parte do texto, sobre o início do amor, mais precisamente no terceiro poema. A amada fala da voz do amado e da Primavera. Ela diz ‘(...) O meu amado fala, e diz-me: Levanta-te minha amada, formosa minha, vem! Eis que o Inverno já passou! e a chuva já se foi! (...) Pomba minha, que te aninhas nos vãos do rochedo (...) Deixa-me ver a tua face, deixa-me ouvir a tua voz (...)’. Barra decorada com motivos vegetalistas e ‘putti’.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
322.211
Bibliografia

s.a. 'Igreja Paroquial de Santo Agostinho - MARVILA'

IconClass DescCena ID
71 X 2
Observações

A igreja paroquial de S. Agostinho, onde está este painel, era a antiga igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição a Marvila, das religiosas da Ordem de S. Salvador (Brígidas), um templo seiscentista que sobreviveu ao terramoto de 1755. Apesar de os azulejos do coro baixo serem atribuídos por Luísa Arruda a António de Oliveira Bernardes são evidentes os traços que caracterizam os trabalhos de P.M.P (rostos, ornamentos, pintura dos bordados dos panejamentos), muito de acordo com o rodapé de anjos, por baixo dos painéis.

Observações instrumentos

Harpa com cerca de 23 cordas. São visíveis a caixa de ressonância, braço, consola, mas não as cravelhas ou outro tipo de pinos que permitissem a afinação.

Imagens detalhes

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