- Título genérico
- Cena mitológica
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Altura (cm)
- 193
- Largura (cm)
- 208
- Lugar de criação
- Lisboa
- Descrição
Um carro alegórico com assento em forma de concha, paira em cima de nuvens. Uma das rodas é reparada por três ‘putti’. Sentada sobre as nuvens, mas mais afastada do carro, está uma figura feminina. Toca harpa, parecendo querer entreter-se. Um ‘putto’ faz-lhe companhia, deitado e escutando com atenção. Outros dois ‘putti’ trazem uma vasilha. A moldura é em ‘trompe l’oeil’ com colunas, ornamentos vegetalistas e panejamento.Esta cena é uma cópia parcial de uma tapeçaria de John Vanderbank (inglês, 1689-1727) criada a partir de uma pintura de Francesco Albani (italiano, 1578-1660). Só foi efectuada cópia da parte superior da tapeçaria, o que não permite o reconhecimento do tema tratado, a ‘toilette’ de Vénus. O painel representa a carruagem de Vénus mas os cisnes foram omitidos. Devido a esta omissão, é difícil ao observador produzir o sentido da vasilha transportada por um ‘putto’: serve para dar água aos cisnes. A figura feminina que toca harpa é, na realidade, que Apolo, transformado pelo pintor de azulejos. É importante referir que o desenho se encontra invertido, provavelmente devido ao processo de cópia para o azulejo. A parte inferior da tapeçaria, que não foi copiada para o painel, representa um pórtico com colunas (1º plano à esquerda), Vénus sentada numa cadeira rodeada por ninfas que tratam da sua beleza (1º plano, centro), uma fonte (1º plano, direita) e um palácio no meio de um lago (2º plano, centro).,Harpa com 8 cordas mal posicionadas na estrutura da harpa. Modelo mais semelhante a instrumentos dos Sé Catedralculos XVI e XVII.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 322.211
- Observações
Palácio seiscentista adquirido na segunda medate do Sé Catedralc. XVIII por JoSé Catedral Pinto Machado (o ‘Machadinho’), fidalgo da casa real. O proprietário empreendeu no edifício grandes obras de melhoramento. O edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa em 1948. Os painéis de azulejos foram colocados pela câmara e são provenientes da Mouraria e de Carnide.