- Título genérico
- Caça à lebre com aves de rapina
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Azulejo
- Data de criação
- século XVIII
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa(?)
- Instituição
- Ecomuseu do Seixal
- Descrição
Em primeiro plano, à esquerda do observador, vemos uma dama montada num cavalo, uma caçadora, com uma ave empoleirada no braço. Um criado mostra-lhe uma peça de caça, uma lebre. Vários cavaleiros acompanham a descida de uma ave para apanhar a presa. Outras aves esperam a sua vez, em cima de um poleiro. Em segundo plano vemos um homem que corre segurando na mão uma trompa de caça recta. Toda esta cena se desenrola junto a um acampamento. A caça com aves era usualmente frequentada por damas de alta sociedade, em detrimento de todos os outros tipos de caça, onde raramente participavam. A moldura é recortada, decorada com máscaras, motivos concheados e festões. Parte de um programa decorativo (cfr. ID_000010, ID_0000011, ID_0000012, ID_0000014, ID_0000015).
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.2
- Bibliografia
MANGUCCI, Celso AntónioAs gravuras de Nicolas Lancret e os azulejos da Quinta da Trindade, no Seixal'Al-madan '
BAYNES, Anthony'Brass Instrument, their History and Development'
- Observações
Os painéis de azulejos da Quinta da Trindade são de diferentes épocas e estilos. Foram aqui aplicados na reconstrução do edifício, após o terramoto. A sua proveniência é desconhecida.
- Observações instrumentos
Trompa natural de caça, recta, semelhante aos modelos introduzidos em Inglaterra na década de 70 do séc. XVII. Este instrumento tinha um som mais penetrante e é muito parecido com o que se usa actualmente na caça à raposa.