- Título genérico
- Partida para a caça
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Azulejo
- Data de criação
- século XVIII
- Altura (cm)
- sem medida fornecida
- Largura (cm)
- sem medida fornecida
- Lugar de criação
- Lisboa(?)
- Instituição
- Ecomuseu do Seixal
- Descrição
Um grupo de homens a pé, cavaleiros e cães partem para a caça. A representação mostra toda a agitação característica desta actividade. Em primeiro plano vemos dois caçadores que seguram trompas de caça e instigam os cães com chicotes. No chão está uma pele/cabeça de veado, um chamariz. A moldura é recortada, decorada com máscaras, motivos concheados e festões, com muitos azulejos substituídos e/ou fora do sitío original. Parte de um programa decorativo (cfr. ID_000010, ID_0000011, ID_0000013, ID_0000014, ID_0000015).
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 423.121.2
- Bibliografia
MANGUCCI, Celso AntónioAs gravuras de Nicolas Lancret e os azulejos da Quinta da Trindade, no Seixal'Al-madan '
- Observações
Os painéis de azulejos da Quinta da Trindade são de diferentes épocas e estilos. Foram aqui aplicados na reconstrução do edifício, após o terramoto. A sua proveniência é desconhecida.
- Observações instrumentos
Trompa francesa circular de grandes dimensões, que se pode enrolar ao corpo do executante. Aparece pela primeira vez cerca de 1660, mas acabaria por ser muito utilizado o novo modelo do início do séc. XVIII. Este tipo de instrumentos está representado nas pinturas do francês de Jean Baptiste Oudry. Na Alemanha é designado por ‘Parforce-horn’.