ID_000730

Título genérico
Anúncio do Anjo aos Pastores / Adoração dos Pastores com música
Suporte
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho
Data de criação
1515
Instituição
Museu de Arte Sacra do Funchal
Localização actual
Sala de Exposição Permanente, Museu de Arte Sacra do Funchal, Sé, Funchal
Descrição
Tríptico da Encarnação de origem flamenga. Seguindo a leitura do observador, no volante do lado esquerdo está a representação da “Genealogia da Virgem”; no central, a “Anunciação”, aludindo ao Mistério da Encarnação; e no lado direito, a “Natividade”, tendo no topo uma plêiade de anjos cantores e três pastores junto a uma janela, através da qual se vislumbra uma aldeia e paisagem campestre. Um dos pastores segura num bordão e outro tem a cabeça reclinada no parapeito da janela, olhando com deleite para o Menino, enquanto um terceiro, trajando de vermelho, descansou um instrumento musical, um platterspiel, na janela, e aponta para cima, em direção aos anjos cantores. Dentro do estábulo são visíveis a vaca e o burro (atrás) e a Sagrada Família (à frente), com um grupo de quatro anjos. Num plano superior (divino), um grupo de oito anjos canta. Os quatro anjos colocados à frente seguram folhas de música que nos indicam o que está a ser cantado, a doxologia Gloria in Excelsis Deo. O pormenor de as folhas estarem viradas para o observador não é sem propósito: pretende-se a instrução do observador, a exposição da música sacra em questão como celebração (um Gloria), ou ainda uma intenção de compartilhar a experiência musical com quem vê. Pode sugerir também o louvor e exultação a Deus e a música vista como um meio de conexão espiritual entre o Céu e a Terra. A análise da caligrafia das várias falhas ortográficas e da forma de escrita da pauta e respetiva notação levam-nos a concluir que o fragmento musical do centro (na mão de dois anjos) terá sido pintado por uma mão diferente daquela que pintou as folhas de música que se encontram nas extremidades (à esquerda e à direita).
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
422.31
Bibliografia
AA.VV, 1992, No tempo das feitorias: A arte portuguesa na época dos descobrimentos, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura / Instituto Português de Museus / Museu Nacional de Arte Antiga. CLODE, Luiza; PEREIRA, Fernando Baptista Pereira, 1997, Museu de Arte Sacra do Funchal – Arte Flamenga, Lisboa, Edicarte, pp. 70-75. PEREIRA, Fernando António Baptista, 2017, “The CFllection of flemish Art of the Museum of Sacred Srt of Funchal (MASF) in the historical context of the artistic commissions in the Archipelago of Madeira, 15th-16th Centuries”, in A Pintura Flamenga dos Séculos XV e XVI – Arte e Ciência, MASF JOURNAL, Funchal, Museu de Arte Sacra do Funchal, pp. 18-39 ROCHA, Luzia Aurora, 2015, Cantate Dominum: Música e espiritualidade no azulejo barroco, Lisboa, Colibri: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa. ROCHA, Luzia Aurora (2024), Música no Museu. Catálogo de Instrumentos Musicais e Iconografia Musical do Museu Municipal Carlos Reis, Torres Novas: Município de Torres Novas, pp. 108-110. SANTA CLARA, Isabel, 2008, «Olhar a música - Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira», in MORAIS, Manuel (coord.), A Madeira e a Música - Estudos (c.1508-c.1974), Funchal, CMF -Funchal 500 Anos, pp. 154-155.
IconClass DescCena ID
11G21 Anjos a cantar, a fazer música; 48C742 Manuscrito de partitura musical; 48C742 Manuscrito de partitura musical; 73B25 Adoração do Menino Jesus pelos Pastores; Maria e José presentes; 73E795 (+3) Anjos
Observações instrumentos
Platterspiel (ou Bladder pipe): Instrumento já representado em fontes iconográficas desde a Idade Média (veja-se as Cantigas de Santa Maria). Trata-se de um aerofone com características de uma gaita-de-foles simplificada. Tem um pequeno insuflador, que conduz o ar para uma bexiga de animal (geralmente de porco). A bexiga funciona como reservatório de ar e enclausura uma palheta dupla livre, que está acoplada a um tubo melódico de formato cónico, que poderia ser direito (como neste caso) ou encurvado.

Imagens detalhes