ID_000727

Título genérico
Homem Tocando Tambor
Suporte
Escultura entalhada em madeira de carvalho
Data de criação
c.1514-c.1517
Instituição
Sé Catedral - Funchal
Localização actual
Capela-mor, Cadeiral, Sé, Funchal
Descrição
Escultura em relevo representando uma figura masculina tocando um tambor com duas baquetas. A sua posição (ligeiramente acocorado?) resulta da posição da figura adaptada à linha curva do “apoia-mãos” do cadeiral. Integra-se na linguagem da marginália tardo-medieval
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
211.22
Bibliografia
BRAGA, Maria Manuela Correia, 2003, “Apontamentos acerca do Cadeiral”, in Monumentos, n.º 19, Lisboa, DGEMN, pp. 56-63. BRAGA, Maria Manuela Correia, 2005, “A Marginália Satírica nos Cadeirais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e Sé do Funchal”, in Medievalista, n.º 1. https://journals.openedition.org/medievalista/923?lang=en CARITA, Rui, 2014, “Cadeiral da Sé do Funchal”, in Invenire, n.º 9, Lisboa, Secretariado para os Bens Culturais da Igreja, pp. 30-39. CARITA, Rui, 2017, “Cadeirais”, in Aprender Madeira, https://aprenderamadeira.net/article/cadeirais CLODE, Luíza, 1960, “O cadeirado da Sé do Funchal”, Das Artes e da História da Madeira, Funchal, Sociedade de Concertos da Madeira, n.º 30, pp.33-40. FERREIRA, Manuel Pita, 1963, A Sé do Funchal, Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. MOREIRA, Rafael “Os autores do Retábulo e Cadeiral (1514-1516)”, in Monumentos, n.º 19, Lisboa, DGEMN, 2003, pp. 64-67. RIBEIRO, Emmanuel, 1930, O cadeirado da Sé do Funchal, Porto, Emp. Indust. Gráfica.
IconClass DescCena ID
32B32 Africanos; 48C72 Músico
Observações instrumentos
Instrumento membranofone: Tambor em forma de barril unimembranofone de pequenas dimensões. Tem encordoamento cruzado na membrana.