ID_000726
- Título genérico
- Homem Tocando Tambor
- Suporte
- Escultura entalhada em madeira de carvalho
- Data de criação
- c.1514-c.1517
- Instituição
- Sé Catedral - Funchal
- Localização actual
- Capela-mor, Cadeiral, Sé, Funchal
- Descrição
- Escultura em relevo representando uma figura masculina tocando um tambor com duas baquetas. A sua posição (sentada?) resulta da adaptação da figura à linha curva do “apoio” do cadeiral. Integra-se na linguagem da marginália tardo-medieval.
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 211.21
- Bibliografia
- BRAGA, Maria Manuela Correia, 2003, “Apontamentos acerca do Cadeiral”, in Monumentos, n.º 19, Lisboa, DGEMN, pp. 56-63.
BRAGA, Maria Manuela Correia, 2005, “A Marginália Satírica nos Cadeirais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e Sé do Funchal”, in Medievalista, n.º 1. https://journals.openedition.org/medievalista/923?lang=en
CARITA, Rui, 2014, “Cadeiral da Sé do Funchal”, in Invenire, n.º 9, Lisboa, Secretariado para os Bens Culturais da Igreja, pp. 30-39.
CARITA, Rui, 2017, “Cadeirais”, in Aprender Madeira,
CLODE, Luíza, 1960, “O cadeirado da Sé do Funchal”, Das Artes e da História da Madeira, Funchal, Sociedade de Concertos da Madeira, n.º 30, pp.33-40.
FERREIRA, Manuel Pita, 1963, A Sé do Funchal, Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal.
MOREIRA, Rafael “Os autores do Retábulo e Cadeiral (1514-1516)”, in Monumentos, n.º 19, Lisboa, DGEMN, 2003, pp. 64-67.
RIBEIRO, Emmanuel, 1930, O cadeirado da Sé do Funchal, Porto, Emp. Indust. Gráfica.
- Referências externas
-
- IconClass DescCena ID
- 48C72 Músico
- Observações instrumentos
- Instrumento membranofone: Tambor cilíndrico de pequenas dimensões tocado com baquetas. Ilharga com corda. Não é possível ter certeza se se trata de um instrumento uni ou bimembranofone