ID_000725
- Título genérico
- Macacaria, Macaco tocando gaita de foles
- Suporte
- Escultura entalhada em madeira de carvalho
- Data de criação
- c.1514-c.1517
- Instituição
- Sé Catedral - Funchal
- Localização actual
- Capela-mor, Cadeiral, Sé, Funchal
- Descrição
- Escultura em relevo representando um macaco agachado tocando uma gaita-de-foles. Reporta para uma macacaria que, quando usada em contexto religioso, remete para o pecado, vileza e instintos primários do homem, que devem ser preteridos em função dos valores divinos, como a Virtude (“virtus”, em latim, significa os elevados valores morais). A sua posição, resulta da adaptação da figura à linha curva do “apoio” do cadeiral. Integra-se na linguagem da marginália tardo-medieval
- Instrumento(s)
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- INS_SH – Participantes
- 422.111.2-71+422.22-62
- Bibliografia
- BRAGA, Maria Manuela Correia, 2003, “Apontamentos acerca do Cadeiral”, in Monumentos, n.º 19, Lisboa, DGEMN, pp. 56-63.
BRAGA, Maria Manuela Correia, 2005, “A Marginália Satírica nos Cadeirais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e Sé do Funchal”, in Medievalista, n.º 1. https://journals.openedition.org/medievalista/923?lang=en
CARITA, Rui, 2014, “Cadeiral da Sé do Funchal”, in Invenire, n.º 9, Lisboa, Secretariado para os Bens Culturais da Igreja, pp. 30-39.
CARITA, Rui, 2017, “Cadeirais”, in Aprender Madeira
CLODE, Luíza, 1960, “O cadeirado da Sé do Funchal”, Das Artes e da História da Madeira, Funchal, Sociedade de Concertos da Madeira, n.º 30, pp.33-40.
FERREIRA, Manuel Pita, 1963, A Sé do Funchal, Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal.
MOREIRA, Rafael “Os autores do Retábulo e Cadeiral (1514-1516)”, in Monumentos, n.º 19, Lisboa, DGEMN, 2003, pp. 64-67.
RIBEIRO, Emmanuel, 1930, O cadeirado da Sé do Funchal, Porto, Emp. Indust. Gráfica.
- Referências externas
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- IconClass DescCena ID
- 25FF22 Macacos, Babuínos – Animais efabulados
- Observações instrumentos
- Instrumento aerofone: apresenta o insuflador, o fole e o tubo bordão. Já não possui o tubo melódico (ou ponteiro), por ter sido danificado (partido). O único tubo bordão e o seu apoio no ombro esquerdo é coincidente com o modelo e a performance da gaita ibérica.