ID_000719
- Título genérico
- Assunção e coroação da Virgem pela Santíssima Trindade com anjos músicos
- Suporte
- Pintura a óleo sobre madeira
- Data de criação
- Finais do século XVI
- Instituição
- Convento de Santa Clara
- Localização actual
- Sala de Exposição Permanente – Convento de Santa Clara, São Pedro, Funchal
- Descrição
- Nesta pintura estão representados dois episódios do ciclo da glorificação da Virgem: a assunção e a coroação, pela Santíssima Trindade, tema que ganhou espaço nas artes visuais desde o início do século XV.
A composição é estruturada por três níveis espaciais através de dois cordões de nuvens que separam o espaço terreno, parte inferior da composição (clarissas e apóstolos), do celestial, dividido em dois níveis, sendo o primeiro ocupado pela Imaculada, de mãos postas em oração no momento da sua elevação ao Céu por uma plêiade de anjos músicos, e o segundo pela a Santíssima Trindade, estando Pai e Filho segurando a coroa, símbolo da Rainha dos Céus, protegida pelo Espírito Santo.
A presença de uma clarissa – doadora – aponta para uma encomenda conventual.
Os anjos músicos foram representados com ágeis apontamentos de luz, denotando um ambiente celestial, contraponto com o espaço terreno mais escuro, num interessante jogo lumínico. Agrupam-se de forma dinâmica, acompanhando uma linha curva que passa pelas mãos da Virgem. No lado esquerdo, segundo a leitura do observador, dois anjos tocam, respetivamente, órgão positivo e alaúde, enquanto outro segura um livro e canta; no lado oposto, dois anjos tocam harpa e lira e outros dois estão junto a um livro, um aparenta cantar e o outro olha atentamente para a possível música aí escrita. Seguiu esta pintura uma gravura de Dürer (1471-1528).
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 421.222; 321.321; 322.211; 321.2
- Bibliografia
- CARITA, Rui, 2016, “O Convento de Santa Clara do Funchal”, in FRANCO, Eduardo (dir.), Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, Vol. Antezero, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Edição integrada na Revista Letras com Vida, n. º 7, pp. 239-255.
LADEIRA, Paulo; RODRIGUES, Rita; SOUSA, Francisco Clode de, 2023, Guias – Capelas e Igrejas da Madeira: Convento de Santa Clara do Funchal, Funchal, Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direcão Regional da Cultura.
RÉAU, Louis, 1996, “El Ciclo de la Glorificacón”, in Iconografía del Arte Cristiano - Iconografía de la Biblia - Nuevo Testamento, Vol. I, Tomo 2, España, Ed. del Serbal, pp. 637-648.
RODRIGUES, Rita; SANTA CLARA, Isabel, 2016, «Contributos para o estudo das pinturas do Convento de Santa Clara do Funchal», in Islenha, n.º 58, Funchal, Direção Regional da Cultura, pp. 19-64.
RODRIGUES, Rita; SANTA CLARA, Isabel, 2015, «O espólio de pintura do Convento de Santa Clara do Funchal», in FRANCO, José Eduardo e COSTA, João Paulo Oliveira e (dir), Diocese do Funchal – A Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades, Vol. II, Lisboa, Esfera Caos Editores, pp. 285-314.
SANTA CLARA, Isabel, 2004, Das coisas visíveis às invisíveis. Contributos para o estudo da pintura Maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620), Vol. I, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento, (policopiado), pp. 232-234.
SANTA CLARA, Isabel, 2005, “Assunção e Coroação da Virgem”, in Eucaristia – Mistério de Luz, Funchal, Museu de Arte Sacra da Madeira, pp. 66-67.
SANTA CLARA, Isabel, 2008, «Olhar a música - Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira», in MORAIS, Manuel (coord.), A Madeira e a Música - Estudos (c.1508-c.1974), Funchal, CMF -Funchal 500 Anos, pp. 155-156.
- IconClass DescCena ID
- 73E77 Assunção de Maria (‘assumptio corporis’): Maria é elevada ao céu por anjos; 11G21 Anjos cantando, fazendo música
- Observações instrumentos
- Órgão positivo é um Instrumento da família dos aerofones com teclado, não sendo possível, neste caso, fazer uma descrição aprofundada do instrumento atendendo que apenas estão parcialmente visíveis os tubos e o fole acionado por um anjo.
Alaúde é um instrumento da família dos cordofones dedilhados, com uma caixa de ressonância em formato de pêra e abaulada. O braço é um pouco mais comprido do que o habitual neste instrumento musical e o cravelhame é inclinado. Pela sua representação estar reduzida a uma mancha de cor, não é possível verificar a quantidade de cordas e a aparência do tampo harmónico, sendo, no entanto, visível uma rosácea ou boca (círculo mais escuro). O formato do instrumento e a posição das mãos do anjo músico estão representadas corretamente.
Harpa é um instrumento da família dos cordofones dedilhados. De forma retangular (formato algo raro), possui as cordas esticadas verticalmente no centro da estrutura.
Lira é um Instrumento da família dos cordofones dedilhados. As cordas são esticadas verticalmente, no entanto, não é possível verificar o número de cordas. A estrutura da armação é mais estilizada não sendo o modelo condizente com a lira grega da Antiguidade Clássica.