ID_000718

Título genérico
Anjos Músicos
Suporte
Pintura a óleo sobre madeira
Data de criação
Primeira metade do século XVII
Instituição
Convento de Santa Clara
Localização actual
Altar da Assunção – Coro Alto do Convento de Santa Clara, São Pedro, Funchal
Descrição
Estas pinturas de pequenas dimensões encontram-se numa estrutura retabular mista de evocação à coroação da Virgem e Senhora da Assunção. O nicho central é ocupado com uma escultura em vulto redondo e as secções laterais são preenchidas com pinturas sobre madeira (apóstolos e anjos músicos). Acusam-se nestas pinturas repintes descaracterizadores, plasticidades naïves, com fragilidades gráficas e pictóricas. Os traços anatómicos dos anjos são similares a outras figuras em pinturas deste convento, assim como as do teto da Capela do Corpo Santo, também com anjos músicos. Os anjos apresentam cabelo encaracolado, com pinceladas douradas; rostos alongados, levemente ovalóides, com olhos amendoados e pálpebras largas e fundas; bocas pequenas, bem delineadas, com lábio inferior mais carnudo e saliente; e faces marcadamente rosadas. Trajam vestido acastanhado, sobreposto a um tecido amagentado com elementos vegetalistas, em tom mais escuro, e asas pintadas em camadas, finalizando em tom magenta, criando, no todo, uma harmonia cromática. O anjo toca, compenetrados e delicadamente, uma viola da gamba soprano.
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
322.211; 321.322
Bibliografia
CARITA, Rui, 2016, “O Convento de Santa Clara do Funchal”, in FRANCO, Eduardo (dir.), Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, Vol. Antezero, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Edição integrada na Revista Letras com Vida, n. º 7, pp. 239-255. LADEIRA, Paulo; RODRIGUES, Rita; SOUSA, Francisco Clode de, 2023, Guias – Capelas e Igrejas da Madeira: Convento de Santa Clara do Funchal, Funchal, Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direcão Regional da Cultura. RÉAU, Louis, 1996, “El Ciclo de la Glorificacón”, in Iconografía del Arte Cristiano - Iconografía de la Biblia - Nuevo Testamento, Vol. I, Tomo 2, España, Ed. del Serbal, pp. 637-648. RODRIGUES, Rita; SANTA CLARA, Isabel, 2016, «Contributos para o estudo das pinturas do Convento de Santa Clara do Funchal», in Islenha, n.º 58, Funchal, Direcção Regional da Cultura, pp. 19-64. RODRIGUES, Rita; SANTA CLARA, Isabel, 2015, «O espólio de pintura do Convento de Santa Clara do Funchal», in FRANCO, José Eduardo e COSTA, João Paulo Oliveira e (dir), Diocese do Funchal – A Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades, Vol. II, Lisboa, Esfera Caos Editores, pp. 285-314. SANTA CLARA, Isabel, 2004, Das coisas visíveis às invisíveis. Contributos para o estudo da pintura Maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620), Vol. I, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento, (policopiado), p. 270. SANTA CLARA, Isabel, 2008, «Olhar a música - Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira», in MORAIS, Manuel (coord.), A Madeira e a Música - Estudos (c.1508-c.1974), Funchal, CMF -Funchal 500 Anos, pp. 157-158.
IconClass DescCena ID
11G21 Anjos cantando, fazendo música
Observações instrumentos
Harpa: Harpa barroca com cerca de 20 cordas com os seus pontos de fixação visíveis. Está morfologicamente bem representada em todas as suas partes constituintes. Tem coluna que termina em cabeça esculpida (elemento decorativo), cravelhame e caixa de ressonância com pequena abertura que facilitaria a difusão sonora. Viola da gamba soprano: Este instrumento, da família dos cordofones friccionados, tem formato acentuado em 8 orifícios em forma de ff. Possui trastos tal como os instrumentos da família da viola da gamba e, embora apenas sejam visíveis 3 cordas, tem cinco cravelhas. O arco tem forma convexa coincidente com o período renascentista/barroco inicial. Não obstante as características coincidentes com uma viola da gamba (execução com o instrumento apoiado sobre as pernas, na vertical), o instrumento está a ser tocado como a família dos violinos (instrumento apoiado sobre o peito).

Imagens detalhes