ID_000711

Título genérico
Figura Feminina tocando cistre
Suporte
Têmpera sobre reboco
Data de criação
c.1726
Instituição
Igreja de São João Evangelista
Localização actual
Extradorso do pórtico da Capela de Nossa Senhora do Pópulo da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
Descrição
Figura feminina, vestida, anotando-se cuidado plástico na representação dos drapeados e dobras do tecido através da valorização do claro-escuro e da volumetria do corpo. A figura encontra-se ligeiramente reclinada, acompanhando a linha curva do pórtico e integrada na forma triangular do extradorso. Toca delicadamente o instrumento musical (cistre). Este mural esteve coberto por pintura de marmoreados (técnica de escaiola) até 2007, quando foi colocada a descoberto durante uma campanha de intervenção de conservação e restauro das pinturas parietais da igreja.
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.322-5
Bibliografia
CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, 29-31. CARITA, Rui, 1984-85, “O Colégio dos Jesuítas do Funchal – Inventários Artísticos da Diocese do Funchal”, in Jornal da Madeira, publicado entre 6.5.1984 e 7.4.1985 CARITA, Rui, 1988, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação. CARITA, Rui, 1998; SILVEIRA, Ângelo, 2004; FIGUEIREDO, Paula, 2005, Antigo Colégio de São João Evangelista, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), IPA-Monumento, IPA n.º PT062203080006 CARITA, Rui, 2013, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, 1.ª Edição, Funchal, Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa). Folheto – Obras de conservação e restauro na Igreja do Colégio (Funchal), Funchal, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 2007. ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/7369 ROCHA, Luzia Aurora, 2015, Cantate Dominum: Música e Espiritualidade no Azulejo Barroco, Lisboa, Edições Colibri, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa. SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, in MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, p. 173. Santos Simões, 1963, Corpus da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 172.
IconClass DescCena ID
12I2 Sibilas; 48C7321 Cítara
Observações instrumentos
Cordofone dedilhado, em formato periforme. O seu tampo é plano e o orifício central é simples, sem adornamentos. Por não ser visível, não é possível definir se a parte de trás do instrumento é plana ou abaulada. Tem 4 cordas e, assim como a escala, o cravelhame é curto e reto.