ID_000711
- Título genérico
- Figura Feminina tocando cistre
- Suporte
- Têmpera sobre reboco
- Data de criação
- c.1726
- Instituição
- Igreja de São João Evangelista
- Localização actual
- Extradorso do pórtico da Capela de Nossa Senhora do Pópulo da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
- Descrição
- Figura feminina, vestida, anotando-se cuidado plástico na representação dos drapeados e dobras do tecido através da valorização do claro-escuro e da volumetria do corpo. A figura encontra-se ligeiramente reclinada, acompanhando a linha curva do pórtico e integrada na forma triangular do extradorso. Toca delicadamente o instrumento musical (cistre). Este mural esteve coberto por pintura de marmoreados (técnica de escaiola) até 2007, quando foi colocada a descoberto durante uma campanha de intervenção de conservação e restauro das pinturas parietais da igreja.
- Instrumento(s)
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- INS_SH – Participantes
- 321.322-5
- Bibliografia
- CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, 29-31.
CARITA, Rui, 1984-85, “O Colégio dos Jesuítas do Funchal – Inventários Artísticos da Diocese do Funchal”, in Jornal da Madeira, publicado entre 6.5.1984 e 7.4.1985
CARITA, Rui, 1988, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação.
CARITA, Rui, 1998; SILVEIRA, Ângelo, 2004; FIGUEIREDO, Paula, 2005, Antigo Colégio de São João Evangelista, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), IPA-Monumento, IPA n.º PT062203080006
CARITA, Rui, 2013, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, 1.ª Edição, Funchal, Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa).
Folheto – Obras de conservação e restauro na Igreja do Colégio (Funchal), Funchal, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 2007.
ROCHA, Luzia Aurora, 2012, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/7369
ROCHA, Luzia Aurora, 2015, Cantate Dominum: Música e Espiritualidade no Azulejo Barroco, Lisboa, Edições Colibri, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa.
SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, in MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, p. 173.
Santos Simões, 1963, Corpus da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 172.
- Referências externas
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- IconClass DescCena ID
- 12I2 Sibilas; 48C7321 Cítara
- Observações instrumentos
- Cordofone dedilhado, em formato periforme. O seu tampo é plano e o orifício central é simples, sem adornamentos. Por não ser visível, não é possível definir se a parte de trás do instrumento é plana ou abaulada. Tem 4 cordas e, assim como a escala, o cravelhame é curto e reto.