ID_000709
- Título genérico
- Imaculada Conceição com anjos músicos
- Suporte
- Pintura a óleo sobre tela
- Data de criação
- c.1646-1653
- Instituição
- Igreja de São João Evangelista
- Localização actual
- Sacristia da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
- Descrição
- A Imaculada Conceição, colocada no centro da composição com acentuada verticalidade ascensional, encontra-se coroada com doze estrelas, remetendo para a sua condição de Rainha do Céu. Tem a seus pés quatro querubins alados debaixo do crescente lunar, fazendo jus à descrição do Apocalipse: “Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a Lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap. 12,1). De olhos levemente elevados e mãos postas em direção ao céu, a Virgem é acompanhada por uma plêiade de anjos músicos, sentados sobre uma volumosa nuvem, com interessante efeito perspético, cuja sensação de infinito é pronunciada pela orientação da incidência lumínica sobre as figuras. Do lado direito da Imaculada, o pintor representou, em primeiro plano, um anjo tocando harpa, de rosto de perfil e nariz aquilino, olhando candidamente para a Virgem, seguido de um anjo tocando um cordofone dedilhado (cistre?). Do lado esquerdo, em primeiro plano, um anjo toca também alaúde, de dimensões maiores, seguido de um anjo cantor que segura uma partitura sobre o colo. O pintor José do Avelar Rebelo conhecia bem o valor da devoção e veneração dos portugueses à Imaculada Conceição, enquanto pintor régio de D. João IV (1604-1656), de cognome o “Restaurador” devido à sua liderança na reconquista e independência de Portugal da coroa espanhola, tendo o próprio monarca impulsionado o culto à Virgem elegendo-a padroeira de Portugal, em 1646.
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- Cistre: 321.322; Alaúde: 321.321; Harpa: 322.211
- Bibliografia
- Bíblia Pastoral, Tradução, Introdução e Notas de Ivo STORNIOLO, Euclides Martins BALACIN, Lisboa, Ed. Paulistas, 1993.
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CARITA, Rui, 1987, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Descrição e Inventários, Vol. II, Funchal, Governo Regional da Madeira/Secretaria Regional de Educação; IDEM, 1987, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação.
CARITA, Rui, 1998; SILVEIRA, Ângelo, 2004; FIGUEIREDO, Paula, 2005, Antigo Colégio de São João Evangelista, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), IPA-Monumento, IPA n.º PT062203080006
CARITA, Rui, 2013, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, 1.ª Edição, Funchal, Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa).
RÉAU, Louis, 1996, Iconografía del Arte Cristiano - Iconografía de la Biblia - Nuevo Testamento, Tomo I, Vol. II, España, Ed. del Serbal, pp. 80-90.
RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento (policopiado), pp. 112-133.
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SERRÃO, Vitor, 1992, A Pintura Proto-Barroca em Portugal: 1612-1657 - O triunfo do naturalismo e do tenebrismo, Vol. I e Os pintores e as suas obras, Vol. II, Coimbra, UC/FLUC, Tese de Doutoramento (policopiado). Publicado em 2000, A Pintura Protobarroca em Portugal: 1612-1657 - O Triunfo do Naturalismo e do Tenebrismo, Lisboa, Edições Colibri.
TRENS, Manuel, María - Iconografia de la Virgen en el arte español, Madrid, Plus-Ultra, 1946, pp. 55-64 e 96-97.
- IconClass DescCena ID
- 73A2352 (Imaculada); Conceção de Maria representada simbolicamente; 11G21 Anjos cantando, fazendo música
- Observações instrumentos
- Cistre (?): Cordofone de barra e ressoador com caixa de ressonância ovalada. É visível parte da ilharga. O tampo é plano. Não é visível o número de cordas. A escala é curta e possui trastos e a pestana termina em formato de caracol. Tanto as características morfológicas, proporção do instrumento e a postura de execução são fidedignas. Pela morfologia e dimensão é certo que estamos perante um cistre.;
Harpa: Este instrumento da família dos cordofones é um modelo barroco e tem uma armação triangular, com a coluna reta. As extremidades do cravelhame são em formato de caracol e possui cerca de 30 cordas. São visíveis os pinos que fixam as cordas ao cravelhame bem como os pontos de fixação opostos, na caixa de ressonância, na qual se observa uma rosácea, que permitia a melhor difusão sonora e assume também efeito decorativo.