ID_000708

Título genérico
Adoração dos pastores com anjos músicos
Suporte
Pintura a óleo sobre tela
Data de criação
c.1646-1653
Instituição
Igreja de São João Evangelista
Localização actual
Sacristia da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
Descrição
Esta “Adoração dos Pastores” está integrada num núcleo de pinturas alusivas aos Passos da Vida da Virgem, temática integrada no ciclo da Natividade, Vida de Maria e de Cristo, muito acarinhada pela pintura ocidental desde o século XV e popularizada a partir do Concílio de Trento. Segue os preceitos tridentinos, conciliando elementos de gosto popular com simbologias eruditas, como é o cordeiro (prefiguração do sacrifício de Cristo) e o cajado (Cristo Pastor da Igreja). A composição é dinamizada pelo jogo de oblíquas, quer na disposição das figuras (Menino, Maria, São José, pastores, anjos e animais), quer pela orientação lumínica, identificando a estética protobarroca da pintura portuguesa. É rica a presença de músicos nesta pintura. No grupo de pastores localizados à direita e em segundo plano, observa-se um pastor músico com uma tradicional gaita de foles vendo-se o a ponteirão (tubo onde tocará a melodia), que o pastor segura entre as mãos, e o que o tocador aperta debaixo do braço esquerdo de modo a fazer o ar entrar nos tubos, e em cima a ronca ou ronco, um dos tubos que soa sempre com a mesma nota e que funciona como acompanhamento da melodia (bordão). No plano superior, um anjo toca um cordofone friccionado, outro alaúde, enquanto outro canta a partir de uma partitura. O episódio da Adoração dos Pastores está narrado no Evangelho de São Lucas (Lc 2, 12).
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.322-71; 321.321; 422.31
Bibliografia
Bíblia Pastoral, Tradução, Introdução e Notas de Ivo STORNIOLO, Euclides Martins BALACIN, Lisboa, Ed. Paulistas, 1993. CARITA, Rui, 1984-1985, “O Colégio dos Jesuítas do Funchal – Inventários Artísticos da Diocese do Funchal”, in Jornal da Madeira, publicado entre 6.5.1984 e 7.4.1985. CARITA, Rui, 1987, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Descrição e Inventários, Vol. II, Funchal, Governo Regional da Madeira/Secretaria Regional de Educação; IDEM, 1987, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação. CARITA, Rui, 1998; SILVEIRA, Ângelo, 2004; FIGUEIREDO, Paula, 2005, Antigo Colégio de São João Evangelista, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), IPA-Monumento, IPA n.º PT062203080006 CARITA, Rui, 2013, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, 1.ª Edição, Funchal, Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa). RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento (policopiado), pp. 112-133. SANTA CLARA, Isabel; TRINDADE, Cristina, 2005, “O Programa de Iconografia Mariana da Sacristia da Igreja de S. João Evangelista do Funchal”, in Islenha, n.º. 37, Funchal, DRAC, pp. 4-25. SERRÃO, Vitor, 1998, “Tendências da pintura portuguesa na segunda metade do século XVII (entre Avelar Rebelo, Bento Coelho e os focos regionais)”, in SOBRAL, Luís Moura (com. ciente.), Bento Coelho da Silveira (1620-1708) e a Cultura do seu Tempo, Lisboa, IPPAR. SERRÃO, Vitor, 1992, A Pintura Proto-Barroca em Portugal: 1612-1657 - O triunfo do naturalismo e do tenebrismo, Vol. I e Os pintores e as suas obras, Vol. II, Coimbra, UC/FLUC, Tese de Doutoramento (policopiado). Publicado em 2000, A Pintura Protobarroca em Portugal: 1612-1657 - O Triunfo do Naturalismo e do Tenebrismo, Lisboa, Edições Colibri.
IconClass DescCena ID
73B25 Adoração dos pastores com Maria e José presentes; 11G21 Anjos cantando, fazendo música
Observações instrumentos
Cordofone friccionado: Este instrumento, da família dos cordofones friccionados, tem formato acentuado em 8, forma de caixa de ressonância comprida e com largura estreita, cravelhame dobrado. Esta última característica não é própria nem da família do violino, nem da família da viola ‘da gamba’. Não é possível verificar o número de cordas nem de cravelhas. O arco tem forma convexa coincidente com o período renascentista/barroco inicial. É um modelo soprano; Alaúde: cordofone de barra e ressoador com caixa de ressonância de formato periforme. A parte traseira é abaulada e são visíveis 4 cravelhas. Por não ser possível ver a totalidade do instrumento, não se consegue confirmar o número de cordas. As características morfológicas, proporção do instrumento e a postura de execução são fidedignas; Gaita de foles: Instrumento da família dos aerofones, apresenta características de uma gaita-de-foles ibérica. O insuflador não está visível, tem o fole em pele animal, um tubo melódico (ou ponteiro) com seis orifícios e de formato ligeiramente cónico e um único tubo bordão, apoiado no ombro esquerdo do executante.