ID_000708
- Título genérico
- Adoração dos pastores com anjos músicos
- Suporte
- Pintura a óleo sobre tela
- Data de criação
- c.1646-1653
- Instituição
- Igreja de São João Evangelista
- Localização actual
- Sacristia da Igreja do Colégio, São Pedro, Funchal
- Descrição
- Esta “Adoração dos Pastores” está integrada num núcleo de pinturas alusivas aos Passos da Vida da Virgem, temática integrada no ciclo da Natividade, Vida de Maria e de Cristo, muito acarinhada pela pintura ocidental desde o século XV e popularizada a partir do Concílio de Trento. Segue os preceitos tridentinos, conciliando elementos de gosto popular com simbologias eruditas, como é o cordeiro (prefiguração do sacrifício de Cristo) e o cajado (Cristo Pastor da Igreja). A composição é dinamizada pelo jogo de oblíquas, quer na disposição das figuras (Menino, Maria, São José, pastores, anjos e animais), quer pela orientação lumínica, identificando a estética protobarroca da pintura portuguesa. É rica a presença de músicos nesta pintura. No grupo de pastores localizados à direita e em segundo plano, observa-se um pastor músico com uma tradicional gaita de foles vendo-se o a ponteirão (tubo onde tocará a melodia), que o pastor segura entre as mãos, e o que o tocador aperta debaixo do braço esquerdo de modo a fazer o ar entrar nos tubos, e em cima a ronca ou ronco, um dos tubos que soa sempre com a mesma nota e que funciona como acompanhamento da melodia (bordão). No plano superior, um anjo toca um cordofone friccionado, outro alaúde, enquanto outro canta a partir de uma partitura. O episódio da Adoração dos Pastores está narrado no Evangelho de São Lucas (Lc 2, 12).
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 321.322-71; 321.321; 422.31
- Bibliografia
- Bíblia Pastoral, Tradução, Introdução e Notas de Ivo STORNIOLO, Euclides Martins BALACIN, Lisboa, Ed. Paulistas, 1993.
CARITA, Rui, 1984-1985, “O Colégio dos Jesuítas do Funchal – Inventários Artísticos da Diocese do Funchal”, in Jornal da Madeira, publicado entre 6.5.1984 e 7.4.1985.
CARITA, Rui, 1987, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Descrição e Inventários, Vol. II, Funchal, Governo Regional da Madeira/Secretaria Regional de Educação; IDEM, 1987, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, Vol. I, Funchal, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação.
CARITA, Rui, 1998; SILVEIRA, Ângelo, 2004; FIGUEIREDO, Paula, 2005, Antigo Colégio de São João Evangelista, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), IPA-Monumento, IPA n.º PT062203080006
CARITA, Rui, 2013, O Colégio dos Jesuítas do Funchal - Memória Histórica, 1.ª Edição, Funchal, Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa).
RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750. A Eficácia da Imagem, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento (policopiado), pp. 112-133.
SANTA CLARA, Isabel; TRINDADE, Cristina, 2005, “O Programa de Iconografia Mariana da Sacristia da Igreja de S. João Evangelista do Funchal”, in Islenha, n.º. 37, Funchal, DRAC, pp. 4-25.
SERRÃO, Vitor, 1998, “Tendências da pintura portuguesa na segunda metade do século XVII (entre Avelar Rebelo, Bento Coelho e os focos regionais)”, in SOBRAL, Luís Moura (com. ciente.), Bento Coelho da Silveira (1620-1708) e a Cultura do seu Tempo, Lisboa, IPPAR.
SERRÃO, Vitor, 1992, A Pintura Proto-Barroca em Portugal: 1612-1657 - O triunfo do naturalismo e do tenebrismo, Vol. I e Os pintores e as suas obras, Vol. II, Coimbra, UC/FLUC, Tese de Doutoramento (policopiado). Publicado em 2000, A Pintura Protobarroca em Portugal: 1612-1657 - O Triunfo do Naturalismo e do Tenebrismo, Lisboa, Edições Colibri.
- IconClass DescCena ID
- 73B25 Adoração dos pastores com Maria e José presentes; 11G21 Anjos cantando, fazendo música
- Observações instrumentos
- Cordofone friccionado: Este instrumento, da família dos cordofones friccionados, tem formato acentuado em 8, forma de caixa de ressonância comprida e com largura estreita, cravelhame dobrado. Esta última característica não é própria nem da família do violino, nem da família da viola ‘da gamba’. Não é possível verificar o número de cordas nem de cravelhas. O arco tem forma convexa coincidente com o período renascentista/barroco inicial. É um modelo soprano;
Alaúde: cordofone de barra e ressoador com caixa de ressonância de formato periforme. A parte traseira é abaulada e são visíveis 4 cravelhas. Por não ser possível ver a totalidade do instrumento, não se consegue confirmar o número de cordas. As características morfológicas, proporção do instrumento e a postura de execução são fidedignas;
Gaita de foles: Instrumento da família dos aerofones, apresenta características de uma gaita-de-foles ibérica. O insuflador não está visível, tem o fole em pele animal, um tubo melódico (ou ponteiro) com seis orifícios e de formato ligeiramente cónico e um único tubo bordão, apoiado no ombro esquerdo do executante.