ID_000707
- Título genérico
- Coroação da Virgem com Santos
- Suporte
- Pintura a óleo sobre madeira de carvalho
- Data de criação
- 1543
- Instituição
- Museu de Arte Sacra do Funchal
- Localização actual
- Sala de Exposição de Pintura Flamenga – MASF, Sé, Funchal
- Descrição
- Nesta Coroação, a Virgem está representada em majestade, entronizada, com o Menino ao colo, tendo numa mão um punhado de cerejas, remetendo a cor vermelha, simbolicamente, para o sangue e sofrimento de Cristo, mas também as doçuras paradisíacas que salvam os homens. Maria é coroada por dois anjos e ladeada por São Tiago Maior e Santo André, apóstolos protetores dos peregrinos, das pestes e epidemias, e pescadores, respetivamente. Esta pintura segue um esquema composicional comum de uma sacra converzazione, estruturada basicamente por simetria, anotando-se um apontamento de diagonal através da torção do corpo da Virgem e posição do Menino. Em segundo plano, são visíveis cenas dos martírios de São Tiago (decapitação) e de Santo André (crucificação em cruz espada) e a figura de Deus Pai surge no céu por entre um clarão de luz.
Abunda o gosto classicista do primeiro quartel do século XVI, bem visível nos ornatos das arquiteturas e mobiliário (colunas, capitéis, ferroneries, folhagens), assim como nas figuras e motivos grotescos (sátiros), elementos vegetalistas e metamorfoses. Observam-se dois sátiros, figuras híbridas e metamorfoseadas (homem, animal, vegetal), sobre os capitéis das colunas que enquadram a Virgem e o Menino, tocando trombetas com campânula terminada em flor (instrumento musical fantasiado), num interessante jogo de formas, folhagens de acanto e enrolamentos.
- Instrumento(s)
-
- INS_SH – Participantes
- 423.121.21
- Bibliografia
- AA.VV, 1992, No tempo das feitorias: A arte portuguesa na época dos descobrimentos, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura / Instituto Português de Museus / Museu Nacional de Arte Antiga.
CLODE, Luiza; PEREIRA, Fernando Baptista Pereira, 1997, Museu de Arte Sacra do Funchal – Arte Flamenga, Lisboa, Edicarte, pp. 94-97.
FERREIRA, Pita, 1963, A Sé do Funchal, Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal.
IMPELLUSO, Lucia, 2003, Los Diccionarios del Arte - La naturaleza y sus símbolos – Plantas, flores y animales, 2.ª Ed., Milán, Mondadori S.p.A., pp. 162-163
SANTA CLARA, Isabel, 2004, Das coisas visíveis às invisíveis. Contributos para o estudo da pintura Maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620), Vol. I, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento, (policopiado), pp. 149-153.
SANTA CLARA, Isabel, 2008, «Olhar a música - Uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira», in MORAIS, Manuel (coord.), A Madeira e a Música - Estudos (c.1508-c.1974), Funchal, CMF -Funchal 500 Anos, pp. 169-171.
- IconClass DescCena ID
- 73E795 Coroação de Maria por um ou mais anjos; 11H(Andrew) 35 Apóstolo André; possíveis atributos: livro, cruz em X; 11H (JAMES THE GREAT)13 Apóstolo Tiago Maior; possíveis atributos: livro, chapéu, conchas
- Observações instrumentos
- Instrumento da família dos aerofones. Longo, curvado e cónico, termina numa campânula. Não se veem orifícios, o que sugere que a altura do som muda através da vibração dos lábios. A sua forma é fantasiada.